02/08/2022 às 10h32min - Atualizada em 04/08/2022 às 01h03min

Mulheres ainda são raridade nos cargos de liderança no Brasil

Panorama revelado em pesquisa é a base das palestras e discussões no congresso Life, promovido pela ABRH-SP, que retoma o formato presencial em São Paulo nesta edição com muitas novidades

SALA DA NOTÍCIA MXP Comunicação Ltda
https://abrhsp.org.br/
Divulgação: Janine Goulart, vice-presidente da ABRH-SP

Um estudo inédito, realizado pela Page Executive e Fundação Dom Cabral, revela que o alto comando das empresas brasileiras ainda tem baixa representatividade de mulheres na liderança de suas operações. A este cenário somam-se outros temas da atualidade, como etarismo e inclusão LGBTQIA+, destaques na agenda das principais corporações no País, e que serão discutidos no congresso Life – Liderança Feminina em Movimento, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional São Paulo (ABRH-SP), no dia 5 de agosto, em São Paulo.

A pesquisa “Trajetória de CEOs no Brasil” (Page Executive/Dom Cabral) revela que 1 em cada 10 mulheres ou negros ocupa a posição de CEO no País. O estudo foi realizado em vários setores da economia, como Indústria, Finanças, Tecnologia, Saúde, Engenharia, Agronegócio, Alimentos, Minas e Energia.

Também a ABRH-SP, organizadora do Life, que nesta 7ª edição presencial tem como tema “Liderança Feminina: Diálogos Estratégicos para a Equidade”, promoveu uma enquete no LinkedIn em que 89% dos participantes ratificam a percepção da baixa representatividade de mulheres como líderes nas organizações.

Outra questão da enquete, “Efetivamente, as empresas estão realizando ações para promover a ascensão feminina aos mais altos cargos de liderança?”, concentrou 41% das respostas em “sim” e 69% em “não”, o que coloca em discussão a necessidade de programas e iniciativas mais efetivas para que as mulheres possam atingir as altas posições de comando.

“Todos os temas selecionados para o Life deste ano, seja sobre liderança feminina, inclusão ou sobre diversidade, refletem não apenas uma realidade nacional, mas também um panorama global”, afirma Janine Goulart, vice-presidente da ABRH-SP.

Para Livia Mandelli, coordenadora de conteúdo do Life, o congresso vem como uma oportunidade para desenvolver diálogos estratégicos sobre a liderança feminina. “À medida que entendemos as tendências nacionais e internacionais, consideramos que o debate é mais que bem-vindo neste momento”, diz.

Na extensa programação ao longo do dia, composta por palestras magnas, painéis simultâneos e talk shows, o evento vai destacar os desafios do posicionamento feminino para as transformações organizacionais, a cultura de inovação pelo olhar de mães, pais e figuras parentais das equipes, entre outros temas. “Para cada um destes assuntos há muitas perguntas, mas também muitos debates, que serão conduzidos por representantes das principais corporações brasileiras”, ressalta Janine.

 

Diversidade

Na retomada do formato presencial, o congresso destaca o lançamento das Life Talks. Com palestras de 13 minutos, o Life reúne assuntos atuais para as reflexões: o etarismo como estratégia de negócios; a real inclusão LGBTQIA+ nas organizações; inserção feminina no universo tech.

Uma das Life Talks mais esperadas, “Equal Pay, Equal Salary”, aborda a discrepância de oportunidades em uma sociedade desigual e a necessidade urgente de transformação.

 

Ações sociais

Durante o 7º Congresso Life, o Instituto Amor em Mechas fará uma ação cortando cabelos, que posteriormente serão usados para confecção de perucas para mulheres em tratamento de câncer ou alopecia. Com este trabalho, a instituição tem como proposta elevar a autoestima e colaborar para a melhoria da saúde das pacientes.

O evento também vai arrecadar absorventes higiênicos que serão destinados a mulheres em situação de pobreza menstrual.

 

A edição 2022 do Life, iniciativa da ABRH-SP, tem como patrocinadores o Bradesco (Diamante) e a Alelo (Ouro).

 

SERVIÇO

7ª Edição Congresso Life – Liderança Feminina em Movimento

Data: 5 de agosto de 2022, das 8h às 19h

Local: Villa Blue Tree (Rua Castro Verde, 266, Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP)

Inscrições e programação completa: https://life.org.br/life2022/

 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia