03/08/2022 às 11h56min - Atualizada em 03/08/2022 às 12h01min

Operação mira comércio de madeira ilegal de terra indígena no MA

De acordo com a polícia, a madeira extraída da Terra Indígena Cana Brava estaria abastecendo uma rede criminosa de serrarias, oficinas de móveis e depósitos de material clandestino.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/seguranca/audio/2022-08/operacao-mira-comercio-de-madeira-ilegal-de-terra-indigena-no-ma









A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (3) 22 mandados de busca e apreensão e sete de suspensão da atividade econômica com intuito de inibir a extração e a receptação ilegal de madeira retirada de terras indígenas, no interior do Maranhão.



De acordo com a polícia, a madeira extraída da Terra Indígena Cana Brava, que fica nos municípios de Barra do Corda, Grajaú e Jenipapo dos Vieiras, estaria abastecendo uma rede criminosa de serrarias, oficinas de móveis e depósitos de material clandestino. As empresas alvos dessa operação ficam a aproximadamente 40 km da terra indígena.



Diversos estabelecimentos da rede operam sem emissão dos Documentos de Origem Florestal (DOF), que são as licenças obrigatórias para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.



No período de um ano, foram registrados 117 alertas de desmatamento na Terra Indígena Cana Brava, que possui 137 mil hectares e abriga mais de 4,5 mil indígenas do povo Guajajara. Os alertas foram feitos por meio de imagens do satélite do Programa Brasil M.A.I.S - Meio Ambiente Integrado e Seguro, da Secretaria Nacional de Segurança Pública.



Também participaram da operação desta quarta-feira servidores do Ibama, Bombeiros, Instituto Chico Mendes e Polícia Ambiental. Os investigados responderão por receptação qualificada, depósito de produto de origem vegetal sem licença, dentre outros delitos, com penas de até nove anos de prisão.


Segurança Material extraído abastecia serrarias, oficinas de móveis e depósitos São Luís 03/08/2022 - 11:56 Sâmia Mendes/ Sumaia Villela Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional Madeira Ilegal Terra Indígena Cana Brava Guajajara Operação Policial quarta-feira, 3 Agosto, 2022 - 11:56 93:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/seguranca/audio/2022-08/operacao-mira-comercio-de-madeira-ilegal-de-terra-indigena-no-ma
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »