31/07/2022 às 10h08min - Atualizada em 31/07/2022 às 12h04min

Conheça a história da empresária que começou a empreender depois de descobrir um câncer e engravidar

Antonia Lopes começou produzindo tortas em casa e as vendendo na porta de uma faculdade. Hoje, a empresa que criou dedica apoio a outras mulheres.

G1
https://g1.globo.com/empreendedorismo/pegn/noticia/2022/07/31/conheca-a-historia-da-empresaria-que-comecou-a-empreender-depois-de-descobrir-um-cancer-e-engravidar.ghtml
Antonia Lopes começou produzindo tortas em casa e as vendendo na porta de uma faculdade. Hoje, a empresa que criou dedica apoio a outras mulheres. Conheça a empresária que começou a empreender depois de descobrir um câncer e engravidar
Uma história cheia de reviravoltas e superação. A empresária Antonia Lopes simboliza a luta de muitas mulheres para entrar no mundo do empreendedorismo.
Antonia tinha um emprego estável como auxiliar administrativa. Mas, descobriu um câncer – e logo depois engravidou. Os acontecimentos inesperados provocaram uma mudança de rumo. Ela virou empreendedora e passou a fazer e a vender tortas na porta de uma faculdade em São Paulo.

“Em pouco tempo, eu deixei de ser Antônia para ser a tia da torta. Então, chegava na faculdade muitas vezes o pessoal da tarde já estava fazendo fila e só entravam para a aula depois que pegavam a torta e o café para poder entrar para estudar”, lembra a empresária.
Antonia diz que gosta muita de cozinhar, mas que não pensava em trabalhar com comida porque não se considera uma “super cozinheira”. Mas, acaba que hoje ela trabalha com doces, salgados, panificação, chocolate e tudo mais.
A empresária começou como muita gente que trabalha com encomenda na cozinha de casa. Mas, dividir seis metros quadrados com o preparo das refeições da família não estava funcionando. Logo, esse espaço ficou pequeno.
Quando profissionalizou a empresa e passou a atender eventos corporativos, Antonia montou uma cozinha com mais estrutura, mais equipamentos e, claro, maior.
“Dentro desse mundo de eventos a gente precisou encontrar um diferencial. Então o nosso diferencial foi chegar com uma comida artesanal, de mãe, de vó. Quando as pessoas provam falam: ‘não é possível que um buffet tenha uma comida artesanal de qualidade dessa forma’”, disse, orgulhosa, a e
Antes da pandemia, a agenda da empresa de Antonia estava lotada. Mas, com todos os eventos presenciais cancelados, ela precisou se reinventar.
“Muitos eventos passaram a ser online, então a gente fornecia também alimentação kit para quem estava nesses eventos, para palestrantes, para o pessoal que estava vendo eventos”, disse a empresária.
Além de criar delícias na cozinha, Antonia tem outro propósito: apoiar outras mulheres, que são prioridade na hora da contratação. Mas não é só isso. Ela tem a missão de levar tudo que aprendeu em sete anos de empresa.
“O que eu tenho certeza que aprendi primeiro foi a precificar corretamente, a trabalhar com pesos, medidas e fornecedores corretos. É muito importante você ter um bom fornecedor, é primordial e você não focar toda a sua energia num único público, que foi o meu erro inicial”, destacou.
Antonia diz que só virou empresária de sucesso depois de buscar conhecimento. Sozinha, ela fez cursos e mentorias.
“Nós fomos criadas ainda naquele processo que o meu pai dizia que para nós ler caixa de sabão em pó o estudo que nós tínhamos era o suficiente. Eu nunca concordei com isso. Tanto que eu casei muito cedo achando que eu ia ser livre e eu, infelizmente, acabei caindo num relacionamento abusivo. e o começo foi muito difícil por não ter apoio”, contou a empresária.
“Então, eu me emociono por saber que toda essa trajetória foi uma trajetória muito difícil, mas que hoje eu comecei a colher os frutos dela”
A empresa de Antonia voltou a crescer em 2022 – já são mais de 200 pedidos por mês entre eventos corporativos e o consumidor final. Além das encomendas, ela pretende abrir uma cafeteria. E a cozinha 30m², agora, já está pequena para os novos projetos.
“Hoje eu falo para todas: gente, lugar de mulher é onde a gente quiser. A gente pode tudo. então, assim, administrar uma empresa, dirigir, vender, comprar, eu faço qualquer serviço, independentemente de ser mulher ou não.”
Doce Encanto Food
Rua Sancho Junqueira, 793 - Vila Rio Branco - São Paulo/SP – CEP: 03875 000
E-mail: [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/doce_encantofood/
Facebook: https://web.facebook.com/docencantobuffet
Luz da Lua Laser Personalizados
Rua Valdemar Amarante, 145 – Pq. Boturussu - São Paulo/SP – CEP: 03804-000
Telefone: (11) 91340-2325
Instagram: https://www.instagram.com/luzdalualaser/
Facebook: https://web.facebook.com/luzdalualaser

Fonte: https://g1.globo.com/empreendedorismo/pegn/noticia/2022/07/31/conheca-a-historia-da-empresaria-que-comecou-a-empreender-depois-de-descobrir-um-cancer-e-engravidar.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia