29/07/2022 às 16h07min - Atualizada em 30/07/2022 às 00h13min

EUA sancionam cidadãos e grupos russos por 'influência maligna'

Os entidades são Movimento Antiglobalização da Rússia, Ionov Transkontinental, STOP-Imperialism e o Centro para o Apoio e Desenvolvimento de Iniciativas Públicas e Diplomacia Criativa.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/29/eua-sancionam-cidadaos-e-grupos-russos-por-influencia-maligna.ghtml

Os entidades são Movimento Antiglobalização da Rússia, Ionov Transkontinental, STOP-Imperialism e o Centro para o Apoio e Desenvolvimento de Iniciativas Públicas e Diplomacia Criativa. Imagem do prédio do Departamento de Justiça dos EUA
Tom Brenner/Reuters
O Departamento de Tesouro dos Estados Unidos impôs nesta sexta-feira (29) sanções a dois indivíduos russos e quatro entidades que são acusados de apoiar a 'influência maligna" do governo da Rússia e operações de interferência nas eleições, incluindo nos EUA e na Ucrânia.

"Os indivíduos e entidades designadas hoje desempenharam várias funções nas tentativas da Rússia de manipular e desestabilizar os EUA e seus aliados e parceiros, incluindo a Ucrânia", afirmou o departamento em nota.
Os indivíduos foram identificados como Aleksandr Viktorovich Ionov e Natalya Valeryevna Burlinova, e as entidades como o Movimento Antiglobalização da Rússia (AGMR, na sigla em inglês), o Ionov Transkontinental, o STOP-Imperialism e o Centro para o Apoio e Desenvolvimento de Iniciativas Públicas e Diplomacia Criativa (PICREADI, na sigla em inglês).
O Departamento do Tesouro acusa Ionov de ser um "cooptado" pelo FSB, dizendo que ele havia coordenado com a agência de Inteligência russa desde pelo menos o verão de 2020, para identificar "pontos de contenção sóciopolíticos dentro dos Estados Unidos".
"Ele ofereceu apoio, normalmente na forma de doações monetárias, a organizações que ele e os serviços de Inteligência da Rússia acreditavam que poderiam criar perturbações sóciopolíticas nos EUA", afirmou o Tesouro dos EUA.
A embaixada russa em Washington não respondeu imediatamente a um e-mail pedindo comentários sobre as sanções norte-americanas, que impedem acesso e interesses a propriedades dos designados que estejam sob jurisdição dos EUA.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/29/eua-sancionam-cidadaos-e-grupos-russos-por-influencia-maligna.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia