29/07/2022 às 15h49min - Atualizada em 30/07/2022 às 00h02min

Guinga em show gratuito da Mostra ATG no Rio

Cantor, compositor e violonista, reverenciado por público e crítica e parceiro de grandes nomes da MPB, sobe ao palco do Teatro Dulcina na próxima quarta-feira, 03/08, na Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente, interpretando sucessos e novas canções. A entrada é franca

SALA DA NOTÍCIA Arte de Toda Gente - Funarte e UFRJ
www.bossacriativa.art.br
Guinga em foto de Mandred Polllert – Divulgação

Cantor, compositor e violonista de raro talento, Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, o Guinga, é uma referência e também uma das maiores unanimidades da música brasileira, tanto como instrumentista, como criador e intérprete de uma obra com estilo único. Ele é a atração da próxima quarta-feira, dia 3 de agosto, às 19h, Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro, no Teatro Dulcina. A apresentação, em formato solo, traz novas canções (inéditas em show) e alguns clássicos e é gratuita. Os ingressos podem ser obtidos antecipadamente por meio da plataforma virtual Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/guinga-mostra-arte-de-toda-gente-bossa-criativa-rio-de-janeiro/1663353) ou retirados diretamente na bilheteria. A iniciativa integra o programa Arte de Toda Gente – ATG, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

 

O programa do show de 03/08/22:

Ramo de Delírios (Guinga e Aldir Blanc)

A Bailarina e o Vagalume (Guinga)

Tangará (Guinga)

Paulistana Sabiá (Guinga)

Saíra Apunhalada (Guinga)

Porto da Madama (Guinga)

Jogo de Damas (Guinga)

Esconjuros (Guinga e Aldir Blanc)

Meu Pai (Guinga)

Zaboio (Guinga)

Via Crucis (Guinga e Edu Kneip)

Casa de Villa (Guinga e Mauro Aguiar)

Canção do Lobisomem (Guinga e Aldir Blanc)

Contenda (Guinga e Thiago Amud)

Odalisca (Guinga e Aldir Blanc)

O artista

Nascido no bairro de Madureira, no Rio, em 1950, Guinga compõe desde os 16 anos e, como violonista, acompanhou ao longo de sua carreira artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira, entre outros. Compositor de estilo próprio e sofisticado, tem entre seus parceiros nomes ilustres, como Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Nelson Motta, Simone Guimarães, Francisco Bosco, Mauro Aguiar e Luís Felipe Gama. Suas músicas costumam ser gravadas por estrelas como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins e muitas outras.

Guinga tem 17 CDs gravados em 30 anos de carreira, sendo seu trabalho mais recente o álbum solo “Zaboio”, o primeiro em que assina também todas as letras das músicas e que foi gravado em fevereiro de 2021, no formato voz e violão, com produção de Kassin, e que será em parte apresentado no show.

 

A Mostra ATG

A Mostra Arte de Toda Gente realiza edições presenciais e online – estas, com vídeos que podem ser acessados no site do projeto Bossa Criativa https://www.bossacriativa.art.br/ e no canal Arte de Toda Gente no Youtube https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente. A iniciativa é voltada para a divulgação da produção cultural de cidades onde estão localizados pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural do Brasil. Para o Teatro Dulcina, a programação alterna atrações indicadas pelo Bossa Criativa com outras, vindas do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos.

Arte de Toda Gente, os projetos da parceria Funarte-UFRJ

O programa Arte de Toda Gente compreende três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade e lançadas a partir de 2020. São elas os projetos Bossa Criativa – Arte de Toda Gente (www.bossacriativa.art.br), Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovoolhar.art.br/).


 

Serviço:

Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente – Guinga

Onde: Teatro Dulcina - Rua Alcindo Guanabara, 17 Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Telefone: (21) 2240 4879 (Próximo ao VLT e ao Metrô Cinelândia)

Quando: 3 de agosto de 2022 às 19h (quarta-feira)

Ingressos: Entrada gratuita com ingressos disponíveis na plataforma Sympla -

https://www.sympla.com.br/evento/guinga-mostra-arte-de-toda-gente-bossa-criativa-rio-de-janeiro/1663353

Sujeita à lotação do teatro. Todos os protocolos sanitários vigentes serão observados.

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: [email protected]

Assessoria de Comunicação da Funarte: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia