28/07/2022 às 18h59min - Atualizada em 29/07/2022 às 00h58min

Casa Museu Ema Klabin prorroga Exposição “Faca, colher & garfo: uma história”

Haverá ainda o lançamento do catálogo da exposição e da publicação Dez receitas de Ema Klabin

SALA DA NOTÍCIA Cristina Aguilera
https://emaklabin.org.br/
Divulgação -Acervo da Casa Museu Ema Klabin
Com curadoria de Paulo de Freitas Costa, a exposição Faca, colher & garfo: uma história, na Casa Museu Ema Klabin, foi prorrogada até o dia 14 de agosto. A mostra busca traçar um breve relato da curiosa história dos talheres, enquanto apresenta os faqueiros e talheres colecionados e utilizados por Ema Klabin ao longo de sua vida. A exposição pode ser vista de quarta a domingo, com entrada franca.
 
Estão expostas cerca de 50 peças, do século XVIII ao XX, em prata de lei, muitas com douração. “A maioria é de peças inglesas de importantes prateiros dos períodos George IV e Vitoriano. As peças mais raras são colheres e garfos de 1806, e também as peças feitas por Mary Chawner em 1836, caso raro de uma mulher dirigindo uma ourivesaria”, explica o curador Paulo Costa.
 
A exposição também recriou, na sala de jantar, com peças da coleção, uma mesa ao estilo inglês do século XIX. Nela ficam dispostas criações de importantes prateiros ingleses: pratos de Paul Storr (1830), sopeira e molheiras de John Collins (1827) e castiçais de John Watson (1823).
 
Lançamentos
No sábado, 30 de julho, às 11h, haverá o lançamento conjunto do catálogo da exposição Faca, colher & garfo: uma história e da publicação Dez receitas de Ema Klabin, que reúne as receitas mais frequentemente servidas pela colecionadora e mecenas Ema Klabin para seus convidados.
 
O catálogo conta com fotografias e detalhes da exposição, além de textos dos pesquisadores Yves Rolland e Cintia Gama, bem como do curador da exposição e da Casa Museu, Paulo de Freitas Costa.
 
Já a publicação, idealizada pela pesquisadora e especialista de estudos da alimentação Janka Babenco, é resultado da última campanha de financiamento coletivo da Casa Museu Ema Klabin, realizada pela plataforma Benfeitoria. A partir da curadoria de Janka, o chef Rogério Maldonado desenvolveu as receitas, de forma a viabilizá-las para que sejam facilmente preparadas pelo público interessado.

Estão expostas cerca de 50 peças, do século XVIII ao XX, em prata de lei, muitas com douração. Foto: Arquivo Ema Klabin/Divulgação.
Além das visitas livres e mediadas que podem ser realizadas de quarta a domingo, a Casa Museu Ema Klabin promove no dia 7 de agosto, das 15h às 16h, um piquenique literário, no qual serão compartilhados textos, histórias, e poesias que destacam a relação com a alimentação e os rituais que levamos para nossas mesas. O visitante poderá contribuir levando textos para enriquecer a experiência literária e um alimento para degustar no final.
 
A exposição Faca, colher & garfo: uma história e a programação a ela associada contam com o patrocínio da Klabin S.A., no âmbito do projeto “Fundação Ema Klabin: casa e museu”, e com apoio da empresa de iluminação lumini. 
 
Serviço:
sábado, 30 de julho
11h
lançamento do catálogo Faca, colher & garfo: uma história e da publicação Dez receitas de Ema Klabin
com Paulo Costa e Janka Babenco
mediação de Livia Orsati
atividade presencial e com transmissão ao vivo pelo canal da Casa Museu Ema Klabin no YouTube
 
14h
Mó Missão Dance
espetáculo de dança
atividade presencial e com transmissão ao vivo pelo canal da Casa Museu Ema Klabin no YouTube
 
15h
O poder das narrativas. O poder das coleções
visita mediada
em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo
atividade presencial
 
Faca, colher & garfo: uma história
até 14 de agosto
 
Visitas
De quarta a sexta-feira em grupos acompanhados por educador. Finais de semana e feriados, visitas livres. Sempre em quatro horários: 11h, 14h, 15h15 e 16h30.
Não é necessário agendamento prévio.

domingo, 7 de agosto -  das 15h às 16h- Piquenique literário- atividade presencial
 
Casa Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
São Paulo, SP
 
Acesse as redes sociais
Instagram: @emaklabin
Facebook:  https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin
Twitter: https://twitter.com/emaklabin
Linkedin:  https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br
YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin
Site: https://emaklabin.org.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia