28/07/2022 às 12h56min - Atualizada em 29/07/2022 às 00h04min

Automação predial do Beiramar Shopping ganha agilidade e eficiência com atualização da Johnson Controls

Parceria de quase 30 anos entre a empresa e centro de compras garante rentabilidade ao empreendimento e conforto aos visitantes

SALA DA NOTÍCIA Genilson Oliveira
Pimenta Comunicação

Localizado no centro de Florianópolis, o Beiramar Shopping é referência tecnológica em empreendimentos comerciais na região Sul do país há quase trinta anos. Desde sua inauguração, em outubro de 1993, o primeiro centro de compras da capital catarinense, que conta com 87 mil m2 de área construída e 210 lojas, opera com o sistema de automação predial Metasys da Johnson Controls (NYSE: JCI), líder global em edificações inteligentes, saudáveis ​​e sustentáveis. Com a automação com controles padronizados e flexíveis, adicionada ao processo de retrofit realizado, a edificação obtém ganhos importantes em eficiência energética, monitoramento expandido e assertividade na tomada de decisões críticas.

"Já naquela época os investidores tiveram essa visão e acreditaram em um sistema de automação como fator de economia e funcionalidade do empreendimento", ressalta Fritz Gerhard Göhring, gerente operacional do Beiramar desde o início das operações. O projeto do shopping teve à frente os grupos Koerich, Cassol e Brasilpinho.

Em 2020, a administração do Beiramar assinou um contrato com a Johnson Controls para atualização do software de gerenciamento do Metasys, incluindo a manutenção de todo o sistema de automação do shopping, que monitora, em operação 24x7, a central de água gelada (chillers) e os sistemas de climatização e ventilação (fancoils), iluminação, exaustão, intrusão e utilidades. "Esse upgrade oferece telas mais modernas e uma planta do empreendimento atualizada, assim o cliente tem maior e melhor visibilidade operacional daquilo que está sendo monitorado em campo", explica Advan Rocha, gerente de operações e serviços da Johnson Controls.

A implementação de uma versão mais avançada do Metasys permitiu ainda a descentralização do acesso ao controle do sistema, antes feito exclusivamente na central de operações do shopping. "Com a atualização do software, agora posso interagir com a plataforma de automação diretamente da minha mesa", comenta Fritz. Ele acredita que essa mudança democratizou o acesso às informações e agilizou as tomadas de decisão. "As equipes técnicas também conseguem visualizar o funcionamento dos ambientes a partir da sala de manutenção, podendo agir mais rapidamente em situações de emergência", completa.

Atualmente, são mais de 5.600 pontos do complexo monitorados e operados pelo Metasys, integrado a chillers via protocolos de comunicação N2 e BACNET, que suportam os mais diversos tipos de aplicações e equipamentos com e sem fio. Além disso, compõem a estrutura um servidor de dados, duas gerenciadoras (NAEs) e mais de 120 controladores de campo que operam de forma ininterrupta desde 1993, confirmando toda a robustez e confiabilidade dos produtos e soluções em quase três décadas.

"O suporte que a Johnson Controls nos deu em todos esses anos sempre foi muito positivo, mesmo quando não era a responsável direta pela manutenção. Com a automação, não apenas otimizamos o desempenho do shopping, mas, principalmente, oferecemos uma experiência de conforto e bem-estar para os clientes", finaliza Fritz.


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