27/07/2022 às 13h46min - Atualizada em 28/07/2022 às 00h11min

Mineiros de Angola encontram maior diamante rosa puro descoberto em 300 anos

Pedra preciosa, de 170 quilates, foi encontrado em mina no interior do país e será vendido em leilão pelo governo angolano.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/27/mineiros-de-angola-acham-maior-diamante-rosa-puro-ja-descoberto-em-300-anos.ghtml

Pedra preciosa, de 170 quilates, foi encontrado em mina no interior do país e será vendido em leilão pelo governo angolano. Mineiros de Angola acham maior diamante rosa puro já descoberto em 300 anos
Um diamante rosa puro considerado a maior pedra preciosa do tipo descoberta nos últimos 300 anos foi encontrado por mineiros de Angola, anunciou nesta quarta-feira (27) a operadora da mina, a australiana Lucapa Diamond Company (assista ao vídeo acima). O diamante tem 170 quilates e é um dos mais raros do mundo, segundo a empresa.
Compartilhe esta reportagem no WhatsApp

Compartilhe esta reportaghem no Telegram
"Apenas um em cada 10 mil diamantes é todo coberto pela cor rosa. Então, certamente estamos olhando para um artigo muito raro quando encontramos um diamante rosa muito grande", afirmou o CEO da companhia, Stephen Wetherall.
A peça será leiloada pela companhia estatal de Angola que administra o mercado de diamantes, muito comuns no país. As minas angolanas estão entre as dez maiores produtoras da pedra preciosa no mundo.
Apesar do tamanho e da raridade, o diamante rosa não está entre os maiores já encontrados no mundo. Na África do Sul, um diamante encontrado em 1905 tinha mais de 3,1 mil quilates.
LEIA TAMBÉM:
Diamante negro de origem 'extraterrestre' é leiloado por R$ 22 milhões
Ovos Fabergé: os enigmáticos e extravagantes objetos da família imperial russa que valem milhões
Família espanhola devolve 2,5 mil artefatos pré-hispânicos ao governo do México
O g1 agora está no Telegram; clique aqui para receber notícias diretamente no seu celular.
Veja, abaixo, mais fotos do diamante rosa encontrado em Angola:
Segundo administradora da mina de Lulo, em Angola, apenas um em cada 10.000 diamantes encontrados são cobertos pela cor rosa.
Lucapa Diamond Company via AP
O diamante puro rosa de 170 quilates encontrado por mineiros em Lulo, em Angola, em 27 de julho de 2022.
Lucapa Diamond Company via AFP

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/27/mineiros-de-angola-acham-maior-diamante-rosa-puro-ja-descoberto-em-300-anos.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia