27/07/2022 às 17h20min - Atualizada em 28/07/2022 às 00h11min

Quatro civis morrem em protestos contra ONU na República Democrática do Congo

Desde que manifestações começaram na última segunda-feira (25), autoridades registraram 19 mortes, maioria de civis.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/27/quatro-civis-morrem-em-protestos-contra-onu-na-republica-democratica-do-congo.ghtml

Desde que manifestações começaram na última segunda-feira (25), autoridades registraram 19 mortes, maioria de civis. Manifestantes protestam contra ONU em Goma, na República Democrática do Congo
MICHEL LUNANGA / AFP
Mais quatro pessoas morreram durante protestos contra a ONU na República Democrática do Congo. As fatalidades, registradas nesta quarta-feira (27) na cidade de Uvira, ocorreram quando tropas dispararam tiros que atingiram um cabo elétrico que caiu sobre as vítimas.

Desde que as manifestações começaram em Goma, na última segunda-feira, as autoridades registraram 19 mortes, a maioria na cidade de Butembo. Entre as vítimas estão um soldado e dois policiais da ONU e 16 civis.
Os protestos foram provocados por queixas de que a missão de paz da ONU na região, conhecida como Monusco, fracassou em proteger os civis contra a violência de milícias que afeta o país. A missão da organização internacional, que está em retirada gradual da região há vários anos, tem cerca de 12.400 soldados na República Democrática do Congo e custa mais de US$ 1 bilhão por ano.
Na terça-feira, testemunhas acusaram as tropas da organização internacional de retaliar as manifestações fazendo o uso da força, enquanto centenas de manifestantes atiravam pedras e coquetéis molotov e atacavam fogo em prédios da entidade.
Esta não é a primeira vez que as missões de paz da ONU são acusadas de abuso de poder. Na terça-feira, um repórter da Reuters viu as tropas da entidade matarem dois manifestantes em Goma.
"Não temos nenhuma evidência de que as tropas da Monusco estavam atirando em civis", afirmou Khassim Diagne, enviado adjunto da ONU para a República Democrática do Congo, em entrevista. Segundo ele, a organização trabalhará com autoridades congolesas para investigar mortes de civis.
A agência da ONU para crianças disse que muitas crianças foram expostas à violência e manipuladas para participar dos protestos. "A Unicef condena a instrumentalização de crianças para fins políticos e pede às autoridades, membros da sociedade civil e pais que mantenham as crianças afastadas dos protestos para protegê-las", disse Grant Leaity, representante da agência no país, em comunicado.
A Monusco substituiu uma operação anterior da ONU na República Democrática do Congo em 2010 com o objetivo de proteger civis e apoiar o governo em seus esforços de estabilização, após confrontos entre o exército do país e o grupo rebelde M23 deslocarem milhares de pessoas.
Uma ala jovem do partido do presidente Felix Tshisekedi já havia convocado protestos, exigindo a retirada imediata das forças de paz por sua ineficácia.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/27/quatro-civis-morrem-em-protestos-contra-onu-na-republica-democratica-do-congo.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia