27/07/2022 às 20h30min - Atualizada em 28/07/2022 às 00h11min

Conservadores da Itália fecham acordo por candidato a primeiro-ministro

Giorgia Meloni, uma líder da extrema direita, é a favorita para ocupar o principal cargo do país.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/27/conservadores-da-italia-fecham-acordo-por-candidato-a-primeiro-ministro.ghtml

Giorgia Meloni, uma líder da extrema direita, é a favorita para ocupar o principal cargo do país. Giorgia Meloni em 18 de setembro de 2020
Alberto Lingria/Reuters
O partido com mais votos na coalizão conservadora da Itália escolherá o primeiro-ministro se o bloco vencer as próximas eleições, disse a aliança nesta quarta-feira, colocando a líder de extrema direita, Giorgia Meloni, como favorita para ocupar o principal cargo do país.

O governo do primeiro-ministro Mario Draghi entrou em colapso na semana passada, abrindo caminho para eleições antecipadas em 25 de setembro. As pesquisas indicam que a aliança de direita está bem posicionada para vencer o pleito.
Leia também
Primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, apresenta nova renúncia
A escolha de um indicado a primeiro-ministro gerou tensões dentro do bloco, que inclui a Liga Norte, de Matteo Salvini; a Força Itália, de Silvio Berlusconi; e o Irmãos de Itália, de Meloni, atualmente o partido mais popular da coalizão.
Após saída de Draghi, estrela da direita populista é cotada para premiê da Itália
Jornais italianos publicaram que Berlusconi estava preocupado que a perspectiva de Meloni assumir o poder poderia desencorajar eleitores moderados, dadas as raízes fascistas do seu partido.
O grupo de Meloni teve apenas 4% dos votos nas eleições de 2018, mas agora projeta-se que receba mais de 23%. Seria o maior partido da Itália, à frente do principal grupo de centro-esquerda, o Partido Democrático.
Em caso de vitória, Meloni também poderia indicar outra pessoa do seu grupo, se quiser.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/27/conservadores-da-italia-fecham-acordo-por-candidato-a-primeiro-ministro.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia