25/07/2022 às 15h26min - Atualizada em 27/07/2022 às 11h01min

Cine Fórum acontece no dia 30 de julho

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
O tradicional Cine Fórum, organizado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, terá uma nova agenda de filmes para o final de 2022 e início de 2023. São nove filmes, inspirados em obras literárias ficcionais e não ficcionais. A atividade acontece sempre aos sábados, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América. Neste mês, o encontro acontece no próximo sábado, dia 30/7, às 18h, com a exibição do filme “Terror em Amityville” (1979), dirigido por Stuart Rosenberg.

O longa é baseado no livro de mesmo nome do autor Jay Anson e conta a história de recém-casados que se mudam para uma casa onde um assassinato em massa foi feito, passando por estranhas manifestações que os afastam - todo o enredo é baseado em histórias reais. O filme foi indicado para o Oscar e o Globo de Ouro de melhor trilha sonora.


Para um dos idealizadores do projeto, Marcos de Castro, ‘o retorno’ do Cine Fórum é resultado da boa aceitação do público durante a exibição deste ano. O projeto, antes de 2022, teve sua última exibição em dezembro de 2013 e com salas lotadas no antigo Estúdio Kaiser. “A ideia da continuação é escolher filmes que ainda não foram exibidos no Cine Fórum. Temos uma nova oportunidade de exibir para esse novo público”, comenta.

A dupla sempre busca equilibrar a seleção de filmes “cults” com os de apelo comercial, mas com uma ressalva: os filmes devem ser baseados em obras literárias. “É sempre divertido fazer essa pesquisa, assistir vários filmes, até aqueles que já vimos. É uma forma de oferecer mais informações e vídeos complementares, o que enriquece ainda mais o debate”, conta, alertando a importância do resgate de obras clássicas do cinema.

“Quando trabalhei em uma locadora, as pessoas iam até lá e buscavam apenas os lançamentos”, relembra com a esperança de que as pessoas busquem por filmes que marcaram uma época. “Filme bom, para quem realmente gosta de cinema, não tem duração, país, cor ou ano de produção”.

Seleção dos filmes

A lista de nove filmes selecionados para os nove encontros do Cine Fórum, que vai até março de 2023, é definida pela dupla como “incomum”. Segundo eles, muitos fóruns realizam sessões com filmes mais recentes e que ainda nem saíram do cinema. Porém, os Gêmeos buscaram produções que tinham certeza de que muitas pessoas ainda não assistiram. “Queremos que o público conheça uma obra e saia de lá apaixonado. Nossa seleção é muito diferente”, garante.

O grande destaque dessa diferença está no filme mais antigo da lista: “O Fio da Navalha” (1946). O drama, em preto e branco, é baseado no livro, de mesmo nome, baseado em fatos reais, do autor William Somerset Maugham, e dirigido por Edmund Goulding. “É uma história de busca e paz interior que, hoje, existe em abundância nas redes sociais, mas que já era discutida em 1946”, relembra Marcos de Castro.

Agenda Cine Fórum

“Terror em Amityville” (1979)
Data: 30 de julho, sábado
Horário: 18h
Sinopse: Recém-casados se mudam para uma casa onde um assassinato em massa foi cometido, passando por estranhas manifestações que os afastam. Baseado em fatos reais.

“Christine” (2016)
Data: 13 de agosto, sábado
Horário: 18h
Sinopse: A história de Christine Chubbuck, uma repórter de TV dos anos 1970 lutando contra a depressão e frustrações profissionais enquanto tenta progredir em sua carreira, até o dia em que cometeu suicídio ao vivo para criticar matérias sensacionalistas. Baseado em fatos reais.

“Solaris” (2002)
Data: 24 de setembro, sábado
Horário: 18h
Sinopse: Um psicólogo ainda perturbado com a morte da mulher é chamado a investigar estranhas ocorrências a bordo de uma estação espacial, que se encontra perto do planeta Solaris. Lá, se depara com tripulantes alterados e com sua esposa morta.

“Certas Mulheres” (2016)
Data: 22 de outubro, sábado
Horário: 18h
Sinopse: Entre as vidas de Laura, Gina, Jamie e Beth há pouca coisa em comum, além do fato de que elas moram no estado de Montana. No entanto, as circunstâncias farão com que suas histórias se entrelaçam de uma maneira íntima e profunda, ainda que distante, conforme buscam seus lugares no mundo, evidenciando o quanto elas são mulheres solitárias por conquistar um espaço de vitórias em um ambiente predominante masculino.

“Blade Runner – O Caçador de Andróides" (1982)
Data: 19 de novembro, sábado
Horário: 18h
Sinopse: No século 21, uma corporação desenvolve clones humanos para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, identificados como replicantes. Em 2019, um ex-policial é acionado para caçar um grupo fugitivo vivendo disfarçado em Los Angeles.

“O Fio da Navalha” (1946)
Data: 03 de dezembro, sábado
Horário: 18h
Sinopse: Larry é um morador de Chicago que rompe seu noivado com Isabel e viaja pelo mundo, procurando esclarecimento interior, até que finalmente encontra seu guru na Índia. Paralelamente Isabel se casa com Gray. Após a queda da bolsa em 1929, ela é convidada para viver em Paris com seu rico tio Elliott. Durante uma passagem por lá Larry se reencontra com Isabel. Uma noite Larry, Isabel e amigos ficam chocados ao descobrir que Sophie, uma amiga de Chicago, tinha perdido o marido e sua criança em um trágico acidente e por causa disto estava vivendo com a ajuda de drogas. Larry tenta reabilitar Sophie, mas os esforços dele são sabotados por Isabel, que está enciumada, pois tem tentado em vão reacender o interesse de Larry por ela. Baseado em fatos reais.

“A Noiva Estava de Preto” (1968)
Data: 14 de janeiro de 2023, sábado
Horário: 18h
Sinopse: O marido de Julie é assassinado em seus braços, nos degraus da igreja logo após o casamento. A viúva sai à procura de todos os responsáveis pelo disparo, com um determinado desejo de vingança. Ao encontrar os cinco culpados do crime, ela começa um jogo de sedução e perseguição para matá-los.


“Janela Indiscreta” (1954)
Data: 11 de fevereiro de 2023, sábado
Horário: 18h
Sinopse: Um fotógrafo em uma cadeira de rodas espiona seus vizinhos pela janela de seu apartamento e está convencido de que um deles cometeu um assassinato.

“O Céu que nos Protege” (1990)
Data: 11 de março de 2023, sábado
Horário: 18h
Sinopse: Casados há 10 anos, os escritores Port e Kit decidem abandonar a vida rotineira dos Estados Unidos e viajar para o deserto africano em busca de outras e novas emoções. Junto com eles vai o amigo George. A época é o fim da Segunda Guerra, o casal sofre o desgaste da relação e há dúvidas de que o desgastado amor deles sobreviva a essa viagem cheia de provações. Bertolucci traduz esse vazio entre os dois em imagens impressionantes, com a imensidão do deserto, as variações de cores e a mudança surpreendente de paisagens. E silêncio, muito silêncio.

*Todos os encontros acontecem na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto - Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América. A participação é gratuita e aberta.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia