26/07/2022 às 14h58min - Atualizada em 27/07/2022 às 00h05min

Diretora de escola do Texas é afastada após relatório apontar falha de segurança que facilitou tiroteio

Segunda a investigação, uma fechadura quebrada permitiu que o atirador entrasse facilmente na sala de aula. 19 crianças e 2 professoras morreram no massacre.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/26/diretora-de-escola-do-texas-e-afastada-apos-relatorio-apontar-falhas-de-seguranca-que-facilitou-tiroteio.ghtml

Segunda a investigação, uma fechadura quebrada permitiu que o atirador entrasse facilmente na sala de aula. 19 crianças e 2 professoras morreram no massacre. Cruzes foram colocadas na entrada da escola Robb, em Uvalde, no Texas
Marco Bello/REUTERS
Mandy Gutierrez, diretora da escola Robb Elementary, foi colocada em licença administrativa nesta segunda-feira (25), disse seu advogado Ricardo Cedillo.

O afastamento acontece duas semanas após a divulgação de um relatório sobre o tiroteio que matou 19 crianças e 2 professoras em maio em Uvalde, no Texas, Estados Unidos. A investigação aponta que havia problemas de segurança na escola e que a diretora estava ciente deles.
O advogado não quis comentar se a suspensão de Gutierrez está relacionada ao que foi apontado no relatório.
"Robb Elementary tinha uma cultura de descumprimento de políticas de segurança que exigiam que as portas ficassem trancadas, o que acabou sendo fatal", diz o relatório.
O relatório diz que Gutierrez e outros funcionários sabiam que a fechadura na porta da sala 111, onde os tiroteios ocorreram, não estava funcionando corretamente, mas ela não fez uma ordem de serviço para consertá-la.
Essa fechadura quebrada permitiu que o atirador entrasse facilmente na sala de aula, segundo a investigação.
"Se a porta da sala 111 tivesse sido trancada, o agressor provavelmente não teria avançado tão rapidamente", diz o relatório.
O relatório, que tenta determinar por que levou mais de uma hora para a polícia confrontar e matar o atirador de 18 anos, disse que falhas sistêmicas e má liderança contribuíram para o número de mortos.
Além de Gutierrez, o distrito escolar suspendeu seu chefe de polícia, Pete Arredondo, que foi criticado por sua atuação no tiroteio.
Leia também:
'Foi uma decisão errada', diz polícia sobre atraso em confrontar atirador
Crianças sobreviventes dão primeiros testemunhos
EUA perderam mais crianças que policiais por armas de fogo em 2022
Câmera corporal de um policial registrou a ação dentro da escola Robb Elementary no dia 24 de maio de 2022
Polícia Municipal de Uvalde/Divulgação via Reuters
Relembre o massacre
No dia 24 de maio, 19 crianças e 2 professoras morreram no massacre a uma escola de ensino fundamental da cidade de Uvalde, no Texas. O ataque é considerado o mais mortal do país. O assassino, um homem de 18 anos, morreu no local após trocar tiros com a polícia.
Massacre de Uvalde, no Texas, é o maior dos últimos dez anos nos EUA
Initial plugin text

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/26/diretora-de-escola-do-texas-e-afastada-apos-relatorio-apontar-falhas-de-seguranca-que-facilitou-tiroteio.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia