26/07/2022 às 05h30min - Atualizada em 26/07/2022 às 08h10min

Renegociação do Fies: saiba até quando o benefício poderá ser solicitado

Vantagem estaria disponível até 31 de agosto, mas o prazo foi estendido em nova medida do Ministério da Educação. Além disso, os perfis que podem recorrer à negociação também foram ampliados.

G1
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/07/26/renegociacao-do-fies-saiba-ate-quando-o-beneficio-podera-ser-solicitado.ghtml

Vantagem estaria disponível até 31 de agosto, mas o prazo foi estendido em nova medida do Ministério da Educação. Além disso, os perfis que podem recorrer à negociação também foram ampliados. Sala de aula na Escola de Administração da UFRGS, em Porto Alegre
Gustavo Diehl/UFRGS
Com as novas regras para renegociação, pagamento das dívidas em atraso e desconto para beneficiários do Fundo de Financiamento da Educação (Fies), anunciado pelo governo na última sexta-feira (22), os prazos também mudaram.

Anteriormente, o acordo poderia ser firmado até 31 de agosto. Agora, a vantagem vai vigorar também de 1º de setembro a 31 de dezembro de 2022 para:
Estudantes sem atraso na quitação do financiamento;
Estudantes com atraso de 90 dias;
Estudantes com atrasos de mais de 360 dias, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico; e
Estudantes com atrasos de mais de 5 anos, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico.
A medida passa a incluir estudantes que estão com o pagamento em dia e aqueles que estão com atraso no pagamento há mais de 5 anos, que não haviam sido citados na medida provisória de dezembro de 2021.
O beneficiário que pretende fazer a renegociação pode acionar o banco com o qual possui contrato com o Fies a partir do prazo definido.
Questionados, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil informaram que a renegociação poderá ser feita de forma remota, sem necessidade de ir a uma agência. Ambas as instituições disseram que em breve vão divulgar orientações sobre o processo.
Vídeos e podcast
Veja abaixo um vídeo com 7 perguntas que você deve responder antes de aderir ao Fies, para que o financiamento não vire uma cilada:
7 perguntas para não cair em uma cilada no Fies

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/07/26/renegociacao-do-fies-saiba-ate-quando-o-beneficio-podera-ser-solicitado.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia