25/07/2022 às 17h57min - Atualizada em 26/07/2022 às 00h12min

Vídeo: águas-vivas invadem praia em Israel

Aquecimento global está diretamente relacionado ao fenômeno, dizem autoridades locais.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/25/video-aguas-vivas-invadem-praia-em-israel.ghtml
Aquecimento global está diretamente relacionado ao fenômeno, dizem autoridades locais. Águas-vivas invadem praias israelenses
Centenas de águas-vivas invadiram uma praia em Haifa, cidade portuária ao norte de Israel. De acordo com as autoridades locais, o aquecimento global está diretamente ligado ao fenômeno.
“Desde os anos 80 podemos ver essas águas-vivas chegando em maior número aqui às nossas costas. A cada ano, por causa do aquecimento global, a água fica cada vez mais quente e podemos ver mais e mais águas-vivas", afirma Guy Lavian, chefe da Guarda Marinha do Distrito Central da Autoridade de Natureza e Parques de Israel.

Lavian explica que as águas-vivas migram do Mar Vermelho para o Mediterrâneo e causam danos reais na região, pois competem com os peixes locais por comida e ficam presas nas usinas de energia e de dessalinização.
"[Estes animais] causam danos reais e, claro, picam, então as pessoas ficam longe das praias durante o verão, que é a época mais movimentada”, diz ele. O governo israelense estima que o turismo local perde cerca de US$ 10 milhões por ano por conta do problema.
Outro fator que colabora para o crescimento no número destes animais é a pesca descontrolada: menos peixes significa menos competição por comida. Além disso, o vazamento de fertilizantes agrícolas no mar aumenta ainda mais a oferta de alimento para as águas-vivas.
A Sociedade Israelense de Ecologia e Ciências Ambientais (Isees) explica que a construção do Canal de Suez há 150 anos permitiu que espécies invasoras viajassem do Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo. Hoje, existem 17 tipos de águas-vivas na região, a maioria deles não venenosos.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/25/video-aguas-vivas-invadem-praia-em-israel.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia