25/07/2022 às 11h42min - Atualizada em 25/07/2022 às 14h32min

Tecnologia: o potencial de transformar vidas e a responsabilidade social e empresarial de viabilizar essas oportunidades

* Por José Messias Júnior, CEO da Cubos Academy

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa

A educação é um agente transformador que abre portas e modifica realidades. No entanto, ter acesso à uma educação de qualidade pode ser um desafio excludente para inúmeras pessoas, sobretudo, em países com um histórico de subdesenvolvimento como o Brasil.  

Diante disso, precisamos encontrar mecanismos para alavancar as oportunidades geradas no País e preparar as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social para ocuparem os postos de trabalho e, assim, modificarem suas vidas por meio da educação. A resposta para unir oportunidade a necessidade, com certeza,      está no mercado de tecnologia. No Brasil, contamos com 14 milhões de pessoas desempregadas que precisam ser capacitadas e mais de 897 vagas abertas por ano no mercado de TI que não são preenchidas pela escassez de mão de obra e dificuldade em encontrar talentos. 

Embora o cálculo para a resolução da problemática pareça simples, arcar com os custos de uma especialização na área de tecnologia é um privilégio que não alcança milhares de talentos em potencial. Sobretudo, pessoas pretas, LGBTQIA+ e moradores de comunidade que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.  

A taxa de desemprego de mulheres e negros é sistematicamente superior à de homens e brancos e a taxa de desemprego das mulheres negras é quase o dobro da dos homens brancos. Também persistem importantes diferenciais de remuneração no mercado de trabalho brasileiro relacionadas ao sexo e à raça/cor das pessoas. 

De acordo com os dados do IBGE, a diferença entre a renda média dos brancos e a renda média dos pretos e pardos é superior a 73,9%. Além disso, ainda de acordo com o Instituto, quase metade da população preta ou parda empregada trabalhou em postos informais durante os períodos de crise, o número exato ficou em 47,3%. Na população branca, essa proporção ficou em 34,6%. 

Em média, assustadoramente, o rendimento de uma pessoa negra empregada formalmente está muito mais próximo do rendimento de uma pessoa branca empregada informalmente do que de uma pessoa branca que também trabalha com registro. 

O reflexo dessa desproporcionalidade pode ser apontado também nas oportunidades para o ingresso em cursos superiores. Em 2018, 25,2% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos estavam cursando ou já haviam concluído o ensino superior, mas o recorte racial mostra que, considerando apenas a taxa de matrículas de jovens brancos, essa porcentagem salta para 36,1%. Já olhando apenas para os jovens negros (pretos ou pardos), o índice cai pela metade: 18,3%.  

Por isso, é indispensável que a sociedade e as instituições que podem atuar na transformação dessa realidade reconheçam a importância de acolher esses futuros profissionais e que entendam a necessidade de prepará-los para um mercado que anseia por talentos que estão por toda parte, para além das universidades, escolas particulares e currículos com inúmeras especializações e benéficos que não alcançam todos.  

A minha jornada empresarial na educação surgiu da necessidade de oferecer uma formação acessível , eficaz e de fato produtiva para os que anseiam ansiosamente por isso e querem mudar a sua realidade. A educação      sempre foi um ponto central da minha vida, dos meus objetivos e das experiências      que vivenciei e agora vivencio por meio das histórias dos alunos que alcançam seus objetivos profissionais e, com isso, podem garantir uma vida melhor para as suas famílias também. 

Conforme defendia Paulo Freire, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Garantir que milhares de brasileiros se especializem e acessem novas oportunidades é proporcionar ao País a possibilidade de sonhar, acreditar e alcançar novos patamares educacionais e de desenvolvimento. A corrente da educação gera oportunidades e mudanças que repercutem na vida de todos, é nossa responsabilidade viabilizar essas transformações.  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia