24/07/2022 às 12h50min - Atualizada em 25/07/2022 às 00h03min

Ucrânia trabalha para retomar exportações de grãos, mas aponta ataques russos como riscos

País pode exportar 60 milhões de toneladas de grãos nos próximos 9 meses, mas, caso as operações de portos sejam afetadas, isso levaria até 24 meses.

G1
https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/07/24/ucrania-trabalha-para-retomar-exportacoes-de-graos-mas-aponta-ataques-russos-como-riscos.ghtml

País pode exportar 60 milhões de toneladas de grãos nos próximos 9 meses, mas, caso as operações de portos sejam afetadas, isso levaria até 24 meses. Foto de 23 de julho de 2022. Bombeiros combatem chamas após ataque russo ao porto de Odessa, na Ucrânia.
Press service of the Joint Forces of the South Defence/Handout via Reuters
A Ucrânia prosseguiu no domingo (24) com esforços para retomar as exportações de grãos de seus portos do Mar Negro sob um acordo destinado a aliviar a escassez global de alimentos, mas alertou que as entregas seriam prejudicadas se um ataque de mísseis russos em Odessa for o primeiro de outros.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, denunciou o ataque de sábado como uma "barbárie" que mostrou que não se pode confiar em Moscou para implementar um acordo selado apenas um dia antes com mediação da Turquia e da ONU.
A Ucrânia pode exportar 60 milhões de toneladas de grãos nos próximos nove meses, mas caso as operações de seus portos sejam afetadas, isso levaria até 24 meses, disse o assessor econômico da presidência do país, Oleh Ustenko.
Militares ucranianos, citados pela emissora pública Suspilne, disseram que os mísseis russos não atingiram a área de armazenamento de grãos do porto nem causaram danos significativos. Kiev disse que os preparativos para retomar os embarques de grãos estão em andamento.
"Continuamos os preparativos técnicos para o lançamento das exportações de produtos agrícolas de nossos portos", disse o ministro da Infraestrutura, Oleksandr Kubrakov, em um post no Facebook.
Segundo os militares ucranianos, dois mísseis Kalibr disparados de navios de guerra russos atingiram a área de uma estação de bombeamento no porto e outros dois foram abatidos pelas forças de defesa aérea.
A Rússia disse no domingo que suas forças atingiram um navio de guerra ucraniano e um armazém de armamentos em Odessa com seus mísseis de alta precisão.
O acordo assinado por Moscou e Kiev na sexta-feira foi saudado como um avanço diplomático que ajudaria a conter a disparada global dos preços dos alimentos, restaurando os embarques de grãos ucranianos para 5 milhões de toneladas por mês, nível anterior à guerra.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/07/24/ucrania-trabalha-para-retomar-exportacoes-de-graos-mas-aponta-ataques-russos-como-riscos.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia