23/07/2022 às 20h56min - Atualizada em 24/07/2022 às 00h14min

Irã realiza primeira execução pública em dois anos

Cumprimento da pena de Iman Sabzikar, de 28 anos, ocorreu em Xiraz, no sul do país.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/23/ira-realiza-primeira-execucao-publica-em-dois-anos.ghtml

Cumprimento da pena de Iman Sabzikar, de 28 anos, ocorreu em Xiraz, no sul do país. Irã realiza primeira execução pública em dois anos
REUTERS/Morteza Nikoubazl
O Irã realizou a primeira execução pública em dois anos na manhã deste sábado (23), segundo a ONG Iran Human Rights (IHR). O cumprimento da pena de Iman Sabzikar, de 28 anos, ocorreu em Xiraz, no sul do país.

O iraniano foi preso em fevereiro por esfaquear e matar intencionalmente o policial Ali Akbar Ranjbar. No dia 12 de julho, a Suprema Corte do Irã condenou Sabzikar a qisas, doutrina da lei islâmica radical que prevê punição equivalente ao crime cometido.
Sabzikar, que trabalhava com construções, foi enforcado às 5:40 da manhã no local onde o crime aconteceu, informaram as autoridades locais.
Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, os suplícios públicos haviam sido suspensos pelo governo. Agora, quatro outros homens que também foram condenados a qisas pelo assassinato de policiais estão em risco, de acordo com a IHR.
“A retomada desta punição brutal em público tem a intenção de assustar e intimidar as pessoas para que não protestem", afirmou Mahmood Amiry-Moghaddam, diretor da ONG, em comunicado. "Podemos aumentar o custo de realizar tais práticas medievais com mais pessoas protestando contra a pena de morte — particularmente contra as execuções públicas — e com a comunidade internacional assumindo uma posição forte.”

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/23/ira-realiza-primeira-execucao-publica-em-dois-anos.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia