22/07/2022 às 09h55min - Atualizada em 24/07/2022 às 00h02min

O que é funil de vendas online? Como funciona e qual a sua importância?

O funil de vendas online é um recurso que permite mapear a jornada de compra dos consumidores, do instante em que têm o primeiro contato com a sua marca, até o momento em que se tornam seus clientes de fato.

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Isso permite desenhar uma jornada com base no comportamento do consumidor, conduzindo-o pelo funil até o fechamento da compra. Ou seja, com uma estratégia bem definida e alinhada aos objetivos do seu negócio, você será capaz de converter mais leads em clientes, bem como aumentar suas vendas. 

 

Quer aprender mais sobre o assunto?

 

Neste post, explicamos o que é funil de vendas e de que forma o uso desta estratégia pode contribuir para o processo de vendas online de um e-commerce. Fique conosco e aproveite a leitura!

O que é um funil de vendas online?

O funil de vendas online é uma ferramenta muito utilizada nas áreas de marketing e vendas para mapear a jornada percorrida pelo lead, do instante em que descobre que possui um problema, até o momento em que fecha negócio com uma marca.

 

O conceito de funil de vendas online é muito simples: tal qual o utensílio, nossa representação possui o topo mais largo e vai afunilando conforme desce.

 

Isso significa que no topo sempre haverá muito mais pessoas, e esse número tende a diminuir conforme avançamos para o fundo do funil, onde as negociações são de fato realizadas e as vendas concretizadas.

 

Este percurso é dividido em níveis, as chamadas “etapas do funil”, que representam o momento da jornada de compra em que cada consumidor se encontra.

 

Tendo isso em mente, o objetivo de uma estratégia de funil de vendas online é conduzir os leads ao longo desta jornada, ou, em outras palavras, converter leads em clientes.

Quais são as principais etapas do funil de vendas online?

Agora que você já sabe o que é funil de vendas online, chegou a hora de conhecer cada uma das etapas de uma estratégia de funil de vendas para e-commerce, para que você possa estruturar seu plano de ação.

 

Primeiro, é importante ter clareza de que o processo de vendas online costuma ser um pouco diferente do modelo aplicado em lojas físicas, uma vez que a internet possibilita aos consumidores acesso a milhares de lojas ao alcance de um click.

 

Tendo isso em mente, vamos às etapas do funil de vendas online:

1. Visitantes

Os visitantes estão no topo do funil de vendas. No e-commerce, são as pessoas que estão tendo um primeiro contato com sua marca e ainda não sabem muito a respeito dos produtos ou serviços que você oferece. Logo, causar uma boa impressão é fundamental.

2. Leads

Os leads ainda fazem parte do topo do funil, porém, já demonstram maior interesse pelas suas soluções e querem saber mais, ao ponto de ceder alguns dados de contato, como e-mail ou telefone, ao assinar uma newsletter ou em troca de cupons de desconto, materiais ricos ou algum tipo de demonstração.

3. Oportunidades

A etapa de oportunidades está localizada no meio do funil de vendas online. Aqui, mais do que interessado, o lead já está considerando fechar negócio com você. 

 

É um importante momento para ajudá-lo a tomar uma decisão, fazendo o que chamamos de nutrição de leads, que nada mais é do que apresentar informações que evidenciem como a solução que você oferece pode resolver seus problemas.

4. Clientes

Na quarta etapa, finalmente chegamos ao fundo do funil, quando a venda é realizada e o lead é convertido em cliente. Porém, o trabalho não acaba por aqui. Não é porque ele já comprou de você que deve ser esquecido, não é mesmo?

 

A partir deste momento, você já deve começar a trabalhar a fidelização. A ideia é encantar o cliente com um atendimento de excelência ao longo de todo o processo de vendas, do primeiro contato ao pós-venda. Dessa forma, ele não só pode voltar a negociar com você, como também pode indicar sua marca para outras pessoas.

Como montar uma estratégia de funil de vendas online?

Como vimos, o objetivo de uma estratégia de funil é conduzir os leads ao longo de sua jornada de compra.

 

Vale lembrar que este percurso nem sempre é tão linear quanto aparenta. Você pode ter leads nas diferentes fases do funil, e eles não necessariamente irão percorrer todas as etapas na ordem em que se apresentam.

 

Por isso, é importante dar atenção a todos os níveis, uma vez que se trata de um processo. Porém, a maior parte de seus esforços sempre deverá ser focada no topo do funil, ou seja, na atração. Em seguida, no meio, e só então no fundo.

 

Não há um número mágico, mas uma divisão de 50%, 35% e 15% pode ser um bom ponto de partida, e você pode ir adaptando, conforme sentir necessidade.

 

Tendo em vista que no e-commerce o processo de vendas é online, você pode lançar mão de uma série de estratégias para conduzir seus leads ao longo deste caminho, tais como: 

  • produção de conteúdo otimizado para SEO;
  • anúncios no Google e redes sociais por meio de links patrocinados;
  • estratégias de remarketing e retargeting;
  • nutrição de leads por e-mail marketing.
 

Quer entender como isso funciona na prática? Então, confira o vídeo abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=NPrTiR8AzNs 

O que é preciso para se ter sucesso em uma estratégia de funil de vendas online?

O uso do funil de vendas é essencial para que você entenda a jornada que os consumidores percorrem até se tornarem seus clientes, possibilitando aprimorar seu processo de vendas online, a fim de obter melhores resultados.

 

É claro que, para ter sucesso em uma estratégia de funil de vendas, é preciso ter acesso a essas informações e acompanhar a rotina dos consumidores de perto.

 

A melhor maneira de coletar e monitorar esses dados é por meio de um bom sistema CRM de vendas. Esta ferramenta é capaz de conceder acesso a dados valiosos a respeito do comportamento de seus leads e clientes, contribuindo para o desenvolvimento de uma estratégia forte e personalizada para o seu negócio.


 


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