22/07/2022 às 15h10min - Atualizada em 24/07/2022 às 00h01min

Fundação do Livro e Leitura apresenta programação da 21ª FIL

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove na próxima quarta-feira (27/07), às 10 horas, no Sesc, o lançamento da programação da 21ª FIL (Feira Internacional do Livro). Neste ano, o evento será realizado, de forma híbrida, entre os dias 20 e 28 de agosto, em dez espaços culturais da cidade.

No lançamento, haverá uma apresentação com várias surpresas para os convidados e um roteiro cultural que pretende inserir o público no leque de atividades diversificadas da FIL. Serão destaques entre os atrativos as participações audiovisuais de Carlos Segóvia, representando o Chuí e Leonardo Meirelles, o Caburaí. 

  


Formado em gestão pública e músico há 25 anos, Carlos Segóvia é o atual Secretário da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo de Chuí, foi conselheiro por dois mandatos, vereador por três mandatos e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.  Leonardo César Osorio Meirelles (LCOM) é  também conhecido na mídia como "Explorador Multi Atleta".

Natural de Brasília, sempre morou no DF. É formado em Administração e Direito, mas o seu hobby é explorar o Brasil, afirmando ser o único homem a atravessar o Brasil na vertical e na horizontal à força humana e entre os seus pontos extremos. Leonardo conhece todos os estados brasileiros, 65% dos municípios, 72 parques nacionais, os maiores pontos culminantes, quase 530 cachoeiras/quedas d'água, cerca de 170 cavernas/grutas e já dirigiu mais de 320 mil km no Brasil em rodovias e mais de 20 mil km em estradas, além de ter navegado mais de 55 mil Km em extensão de rios. É de sua autoria os lemas: "Um homem só conhece bem o seu país quando anda por ele e conversa com o seu povo” e "É possível usufruir sem extinguir e conhecer sem destruir”.

O evento será uma oportunidade para mostrar toda a potência da feira em sua programação que inclui salões de ideias, espetáculos musicais e teatrais, oficinas, encontros com autores e um verdadeiro passeio pelos livros espalhados por todos os cantos onde a FIL estiver: Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, A Fábrica – Instituto SEB, Sesc Ribeirão, teatros Municipal, Marista e SESI e RibeirãoShopping.
   


Parceiro da Fundação desde 2015, neste ano, o Sesc comemora o reencontro com o público. "Em agosto, poderemos celebrar a proximidade com as pessoas, com todos os cuidados necessários que a pandemia ainda impõe, mas ocupando um espaço democrático e acessível que é a praça, além de nossas próprias dependências", afirma Lucas Molina, gerente adjunto do Sesc Ribeirão. Nesta 21ª edição, além da parceria no projeto Combinando Palavras, o Sesc traz para a FIL, autores e lançamentos do selo Edições Sesc para encontros com o público, além de espetáculos com grandes referências artísticas.

Alinhavada pelo tema central “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, a FIL prestará homenagens aos escritores Ariano Suassuna, Carolina Maria de Jesus, Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autora educação) e João Augusto (autor local); ao empresário José Isaac Peres (patrono) e à professora Isabel Cassanta. Toda a programação é gratuita.

Outra novidade é que a 21ª FIL será em formato híbrido, o que significa retomar o modelo anterior à pandemia e sincronizar novas tecnologias a serviço do público internauta, conquistado nos últimos anos, com crescimento significativo durante a pandemia do Coronavírus.  Adriana Silva, curadora da feira e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, comenta que a retomada do formato presencial gera grande expectativa. “Esperamos uma celebração nesse reencontro literário, que é um desejo dos frequentadores da Feira do Livro após dois anos de pandemia”, aponta a curadora, que também ressalta a importância do canal virtual, incorporado na 20ª FIL, em 2021 e que deve se tornar um novo modelo. “Nossa intenção com esse diferente formato de feira é aumentar a área de abrangência do público, promover a internacionalização da FIL e amplificar nossos debates”, complementa Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. 

Sobre a FIL
A cerimônia de abertura da FIL será no dia 19 de agosto, às 19h, de forma híbrida, ou seja, presencial com atividades transmitidas ao vivo através da plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento.

A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 21 anos de história e 20 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e convidados reconhecidos internacionalmente. Nas últimas edições presenciais, recebeu, em média, um público de 183 mil pessoas e já chegou a oferecer mais de 300 atividades por edição, além de atender mais de 15 mil estudantes.

No ano passado, o evento foi realizado em formato 100% digital, em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país. Nesta primeira edição on-line, alcançou 30 mil pessoas, em 27 países, em 110 horas de programação.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

SERVIÇO:
Lançamento da programação da 21ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) no dia 27/07 (quarta-feira), às 10h, no SESC (Rua Tibiriçá, 50 – centro – Ribeirão Preto (SP)
Data da FIL:  20 a 28 de agosto/2022
Para saber mais sobre a 21ª FIL :
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia