21/07/2022 às 06h01min - Atualizada em 21/07/2022 às 08h09min

Surpreenda os outros com demonstrações de afeto

Gestos de delicadeza inesperados são ainda mais apreciados e alimentam nossas conexões sociais

G1
https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2022/07/21/surpreenda-os-outros-com-demonstracoes-de-afeto.ghtml

Gestos de delicadeza inesperados são ainda mais apreciados e alimentam nossas conexões sociais A língua inglesa tem uma expressão para descrever o comportamento de quem age como se pudesse ter certeza de que o que nos rodeia não vai mudar nunca: “take for granted”. Não usamos muito o termo “tomar como certo”, mas é o que normalmente fazemos nos relacionamentos com nosso círculo próximo. Subestimamos como as pessoas apreciam demonstrações de afeto e atenção inesperadas, ou seja, fora de datas óbvias como aniversários ou as festas de fim de ano. É o que mostra pesquisa publicada no meio do mês na revista científica “Journal of Personality and Social Psychology”, da Associação Americana de Psicologia.
Amigos: gestos de delicadeza inesperados são ainda mais apreciados e alimentam nossas conexões sociais
Thomas G para Pixabay

Além de saúde, segurança financeira e aprendizado contínuo, conexões sociais integram os pilares de um envelhecimento ativo. Os laços familiares e de amizade tecem uma poderosa rede de proteção contra a solidão, mas deveriam ser nutridos: através de um telefonema, ou uma mensagem para dar um simples “oi” – quanto mais inesperado, mais impactante seu efeito. “Somos seres sociais e valorizamos a conexão com outras pessoas”, afirmou Peggy Liu, PhD e professora da University of Pittsburgh, que liderou o estudo.
Os pesquisadores conduziram uma série de experimentos envolvendo quase 6 mil participantes. O objetivo era avaliar se as pessoas conseguiam ter noção do valor de uma demonstração de gentileza sem uma razão especial. Na primeira rodada do trabalho, metade tinha que recordar a última vez em que havia feito algo semelhante para alguém do seu círculo depois de um período de afastamento. À outra metade cabia tarefa oposta: lembrar quando se encantara quando um amigo ou conhecido realizara esse tipo de ação. Em seguida, todos davam uma nota, numa escala de 1 a 7, sobre o sentimento de prazer ou gratidão que acompanhou o gesto.
Sobre o resultado: aqueles beneficiados pelo contato deram nota mais alta para a experiência do que aqueles que tinham tomado a iniciativa, demonstrando que tendemos a subestimar seu efeito. Em outra prática, os participantes mandaram um bilhete ou pequeno presente para alguém com quem não tinham tido contato durante algum tempo. De forma similar à primeira vivência, quem tomou a iniciativa avaliou o impacto do gesto. Em seguida, os pesquisadores procuraram os indivíduos presenteados para saber a extensão do seu apreço – novamente, as notas eram bem maiores por parte de quem havia sido brindado com a cortesia.
“Descobrimos que os indivíduos agraciados com a gentileza deram grande ênfase ao elemento surpresa, o que valorizou a ação. Por outro lado, quem tomava a iniciativa não levava em conta a relevância desse fator. Muitos se afastam de pessoas que foram importantes em suas vidas e acreditam que resgatar um relacionamento é obstáculo difícil de transpor. Entretanto, podemos considerar que o gesto será mais apreciado do que se imagina”, explicou a autora do trabalho, que se aplicou um teste: passou a procurar gente de quem se distanciara durante a pandemia. “cheguei à conclusão de que me relacionava com pessoas que talvez também quisessem retomar o contato, mas que estariam tão hesitantes quanto eu”, ensinou.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2022/07/21/surpreenda-os-outros-com-demonstracoes-de-afeto.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia