19/07/2022 às 12h12min - Atualizada em 19/07/2022 às 22h00min

Representatividade negra em EdTechs são contraponto no mercado dominado por homens

Conheça 3 lideranças femininas negras que estão a frente de empresas de impacto social

SALA DA NOTÍCIA Laise Alves
unsplash

No dia 25 de Julho se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino e Caribenha, a data celebra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo presente até os dias de hoje no cotidiano das  mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero. No Brasil a data também faz referência a Tereza de Benguela, líder quilombola de destaque que resistiu a escravidão lutando pela comunidade negra e indigena na qual liderava.

As mulheres negras desde os tempos quilombolas atuam construindo redes de solidariedade, apoio e de estratégias para que maiores espaços femininos sejam ocupados. Mesmo com todos os avanços na luta por maiores inserções de representatividade, as mulheres ainda assim, segundo os dados do IBGE representam apenas 3% em cargos de lideranças. Já no estudo realizado pelo Female Founders Report, afirma que apenas 4,7% das 6.280 startups são fundadas exclusivamente por mulheres e somente 12,7% estão no ramo educacional. 

Mesmo que ainda exista um longo caminho a se percorrer, conheça agora 3 mulheres negras que estão transformando o mercado educacional, ocupando cargo de lideranças com impacto social. 

Marta Celestino - CEO da Escola Premium Ebony English School

Com mais de 25 anos de experiência em multinacionais nas áreas financeira e marketing, Marta Celestino atua na Ebony English School, pioneira no ensino de inglês com cultura negra. A escola que há 13 anos vem inovando o ensino de idiomas mesclando a diversidade e a tecnologia, com a proposta de promover o empowerment, a partir do ensino da língua inglesa, auxiliando no resgate cultural da população negra ao ensinar o novo idioma com base na história e cultura afro diaspórica. Atualmente, atende alunos em mais de 16 cidades do Brasil, além de estudantes internacionais.

Gabriela Chaves - Economista e fundadora da NoFront - Empoderamento Financeiro
 

Membra do South Feminist Futures, uma associação transnacional de ativistas feministas que atua em prol das agendas femininas, Gabriela Chaves, 27 anos, é criativa, estratégica e extremamente dedicada ao que faz. É fundadora e diretora-executiva da NoFront, plataforma de empoderamento financeiro, que tem como missão promover o empoderamento econômico da população negra e periférica, por meio da educação e planejamento financeiro.

Antes de iniciar sua jornada empreendedora, Gabriela trabalhou na Bolsa de Valores como analista de produtos. É economista formada pela PUC-SP e mestra em Economia Política Mundial pela Universidade Federal do ABC. Também é pesquisadora do NEPAFRO - Núcleo de Estudos Afro-Americanos nas áreas de gênero, raça e trabalho. Em 2020, lançou o livro “Economia do Setor Público”, pela Editora Senac São Paulo.


Viviane Elias - CPIO da 99 Jobs e  Co-fundadora da Edtech Plurie

A executiva tem mais de 12 anos de experiência em resiliência Corporativa, Controles Externos, Gestão de riscos e continuidade nos negócios. Atualmente, Viviane Elias é CPIO (Chief process & Innovation Office) na 99 Jobs e Co-fundadora da edtech Plurie br, uma edtech que oferece educação contínua e acessível com o objetivo de empoderar, incluir e apoiar a diversidade em empresas de todos os portes e tornar os ambientes de trabalho mais inclusivos. Associada a WCD (Women Corporate Directors), integrante do Comitê de ética e integrante da secretaria de transporte Seinfra- MG. Participou do grupo Conselheira 101 - primeiro grupo de formação de executivas negras para posições de conselho, faz parte do Pactuá, junto com outros 11 executivos, o Pactuá tem o intuito de conectar profissionais negros de diversos segmentos e inserir essas lideranças na direção e no conselho administrativo das empresas brasileiras.
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia