03/10/2019 às 13h06min - Atualizada em 03/10/2019 às 18h49min

Cobrança indevida leva inadimplentes a desligarem o telefone, 73% deles dizem não atender ligações

De acordo o Raio-X do Brasileiro em Situação de Inadimplência, realizado pelo Instituto Locomotiva, em parceria com o Negocia Fácil, 73% dos inadimplentes deixam de atender telefonemas de números desconhecidos, a fim de evitar essa cobrança constante.

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Após atingir a marca dos 63 milhões de inadimplentes de acordo com o Serasa, o Brasil ainda caminha em fase de retrocesso. Segundo a comparação realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o número de consumidores inadimplentes cresceu 2% em agosto em relação ao mesmo período do ano anterior. Na avaliação do SPC Brasil, embora o número de consumidores com o nome sujo continue subindo no cálculo interanual, o ritmo no geral ainda é de desaceleração, fato que enfatiza a gestão da cobrança. As empresas credoras têm o livre arbítrio de atuar por diferentes meios legais para cobrar este consumidor, no entanto, na maioria dos casos, este contato é feito por telefone e diversas vezes ao dia.

Com objetivo de compreender as expectativas e demandas deste setor o Instituto Locomotiva, em parceria com o serviço de cobrança digital Negocia Fácil realizou o "Raio-X do brasileiro em situação de inadimplência". O levantamento entrevistou 934 devedores e descobriu que 73% deles deixaram de atender telefonemas de números desconhecidos, a fim de evitar essa cobrança constante. "O devedor se sente constrangido com este tipo de ligação. Nem sempre o inadimplente quer que as pessoas ao seu redor o ouçam negociando uma dívida, essa abordagem do telemarketing acontece a qualquer hora, podendo incomodá-lo até mesmo no trabalho", relata José Moniz, Head de Negócios Digitais do Negocia Fácil.

E os problemas vão além. De acordo com a pesquisa 93% dos devedores sofrem impactos negativos em outras esferas de sua vida social. A preocupação com as dívidas chega a tirar o sono de 87% dos entrevistados, além de comprometer o estado emocional de 91%. Dados como estes, enfatizam que apesar da ausência de dinheiro, os devedores se preocupam com seus débitos em atraso e buscam alternativas para quitá-los, porém talvez seja necessário o amadurecimento do mercado na forma de fazer cobrança.

Desde 2017, o Negocia Fácil passou a transformar suas cobranças de dívidas em uma experiência de "não cobrança", mas sim "venda de adimplência". Esta metodologia oferece ao consumidor caminhos para renegociação de forma simples e eficaz. Além disso, a plataforma é totalmente digital, o que possibilita que o devedor negocie sua dívida quando desejar e de onde estiver, sem intimidação.

"Essa metodologia, denominada como Neo Collect, possibilitou que o Negocia Fácil realizasse 5,4 milhões de acordos e arrecadasse mais de R$300 milhões. Ao transformar a forma que nos dirigimos ao inadimplentes, mudamos os resultados e potencializamos a cobrança", conclui Moniz.

Para o consumidor que deseje negociar as suas dívidas da Claro, Credz ou Jequiti através do Negocia Fácil, basta acessar https://negociafacil.com.vc/clientes/, clicar na logo marca da empresa desejada e seguir o passo a passo.



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