23/07/2018 às 10h15min - Atualizada em 23/07/2018 às 10h15min

Técnico do Croácia detona políticos: ‘Não são bem-vindos no vestiário’

Extra

Agência O Globo -
Agência O Globo -

A presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitavoric, foi um dos destaques da Copa do Mundo de 2018 pelo show de simpatia e amor pela seleção do seu país. A chefe de estado apareceu na final do Mundial da Rússia, contra a França, com o uniforme da equipe e foi filmada no vestiário francês a dar os parabéns aos jogadores, enquanto que no campo cumprimentou de forma afetuosa os membros da delegação croata que alcançaram o segundo lugar.

O técnico Zlatko Dalic desabafou e publicou um post cheio de críticas, no Facebook, contra os políticos que usam os feitos da seleção para se promover. O treinador lamentou que muitas crianças continuem passando fome no seu país, que a Croácia seja um dos países mais pobres da União Europeia e por isso, além de garantir que os políticos não são bem-vindos ao vestiário da equipe, informou que o dinheiro ganho pelos jogadores na Rússia (cerca de 23 milhões de euros) será depositado num fundo especial para as crianças croatas.

“Escrevo estas linhas por causa da difícil situação da Croácia. A Croácia é o país mais pobre da União Europeia, governado por pessoas más, por por membros de uma organização que já foi declarada criminosa. O povo foi conduzido ao abismo, à miséria, milhões de pessoas abandonaram a sua pátria nos últimos 20 anos. Hoje na Croácia, os nossos reformados não conseguem fazer face às suas necessidades mais básicas, os jovens não conseguem pagar a educação, os cuidados de saúde estão em colapso, o sistema judicial protege o grande capital e é corrupto.

Por isso, peço aos políticos e a todos os representantes das autoridades que levaram o nosso povo ao inferno da miséria, ao desespero e à pobreza, que se afastem da equipe de futebol da Croácia. Não são bem-vindos ao nosso vestiário, não queremos fotos com vocês e nem apertar suas mãos. Foram vocês que fizeram da Croácia o país mais pobre da Europa. A Croácia tem mais de mil quilômetros de costa e temos crianças que nunca viram o mar! Temos crianças que vão para a cama com fome porque os seus pais, que estão desempregados, não têm como dar-lhes de comer.

As pessoas que fizeram isto ao nosso país não são bem-vindas. Por favor, respeitem a nossa decisão, não vistam camisas de futebol nem usem o nosso êxito para a vossa promoção. Só desvalorizam o nosso trabalho e não queremos que o povo da Croácia nos ligue a vocês. A equipe informa que todos prêmios ganhos no Mundial da Rússia serão depositados num fundo especial para as crianças da Croácia. Esse fundo vai financiar férias de crianças que nunca viram o mar Adriático.

Os jogadores da seleção estão com o povo croata e vão fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar as pessoas mais vulneráveis”, escreveu o treinador.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia