08/07/2022 às 12h57min - Atualizada em 08/07/2022 às 12h57min

Covid: pesquisadores apontam que doença pode afetar testosterona e espermatozoides

Proteína utilizada pelo vírus para invadir células humanas está associada a baixa testosterona

AB Notícias News
Farol da Bahia
Reprodução/ web

Quanto mais se sabe sobre a covid-19, mais se entende que a doença viral é capaz de deixar efeitos prolongados em quem contrai. Para além da queda de cabelo, cansaço e sintomas respiratórios, sintomas da covid longa, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) investigam as alterações hormonais e inflamação nos testículos provocadas pelo vírus.

Um estudo experimental apontou que a proteína Spike, estrutura utilizada pelo vírus para invadir as células humanas, está associada a baixa testosterona. Os pesquisadores identificaram também que a quantidade e qualidade dos espermatozoides diminui em parte dos pacientes.

As alterações foram identificadas, inclusive, em pacientes que tiveram o quadro leve e moderado da doença, disse o professor do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, Jorge Hallak. “O vírus SARS-CoV-2 tem uma predileção por sistemas e células que têm um tipo de receptor [ACE2], ou seja, que tem uma ligação na célula […] geralmente pela proteína S”, explica o professor.

O sistema reprodutivo masculino, diferente do feminino, tem esse receptor, o que permite a entrada do vírus causador da covid-19. Os pesquisadores da USP avaliam que essa diferença pontual pode explicar a maior resistência das mulheres em contrair a forma grave da doença.

O grupo de pesquisa, em teste com ratos, que têm alta taxa reprodutiva, descobriu que a proteína N diminui o nível de testosterona. Em outras análises, uma série de lesões nos testículos foram identificadas, possivelmente associadas às alterações inflamatórias, que reduzem a produção de espermatozoides e hormônios.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia