06/07/2022 às 12h53min - Atualizada em 06/07/2022 às 12h53min

Abape celebra queda de vetos e pede equidade na distribuição de recursos na Bahia

‘Na Bahia, eu só espero que a utilização e distribuição dos recursos seja feita de forma transparente’, pontuou o presidente da Associação Baiana de Produtores de Eventos (Abape)

AB Notícias News
Bahia.ba
Reprodução/ Abape
 O presidente da Associação Baiana de Produtores de Eventos (Abape), Moacyr Villas Boas, comemorou o acordo estabelecido no Congresso Nacional que derrubou, nesta terça-feira (5), os vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL) às leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo.

“A derrubada do veto é uma vitória para o setor. É uma demonstração clara de que o nosso legislativo entendeu as necessidades e os percalços enfrentados pelo setor, não só em função da pandemia, mas pelo histórico de negligenciamento da cultura que se agravou de forma nunca vista antes no governo Bolsonaro. É um reconhecimento que arte é ofício, é trabalho e contribui com 4% do PIB do país”, declarou o empresário e produtor cultural, em entrevista ao bahia.ba.


Apesar de celebrar a boa notícia, ele se mostrou cauteloso na aplicação dos recursos federais em nível estadual. “Na Bahia, eu só espero que a utilização e distribuição dos recursos seja feita de forma transparente, igualitária e que foque naqueles que mais precisam”, pontuou o presidente da Abape.

A Lei Paulo Gustavo garante um aporte de R$ 3,8 bilhões para a retomada do setor cultural após impacto da pandemia, enquanto a Aldir Blanc prevê o investimento de R$ 3 bilhões por ano, durante 5 anos. O texto aprovado pelo Legislativo estabeleceu que 80% do total devem ser destinados a ações de apoio ao setor cultural e o restante para projetos de democratização do acesso à arte e cultura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia