23/07/2018 às 10h15min - Atualizada em 23/07/2018 às 10h15min

Putin diz que viu festa de torcedores pela janela do Kremlin e convida todos de volta

Bernardo Mello

Agência O Globo -
Agência O Globo -

Moscou - Vladimir Putin, o presidente da Rússia, já parece sentir saudades da Copa do Mundo. Logo depois da final entre França e Croácia, neste domingo, Putin disse a jornalistas russos que conseguia ver, pelas janelas do Kremlin, a festa de torcedores na Rua Nikolskaya, nos arredores da Praça Vermelha, que virou uma espécie de Fan Fest não oficial durante a Copa. Putin admitiu que a convivência harmônica de torcidas de vários países melhorou a imagem da Rússia no mundo, e prometeu facilitar a vida de quem quiser voltar.

Segundo a agência estatal "Tass", Putin liberou que torcedores com Fan IDs - documento usado para entrar nos estádios durante a Copa - poderão visitar o país "múltiplas vezes" até o fim do ano, sem necessidade de tirar visto. Os brasileiros já podem visitar a Rússia como turistas sem visto, por até 90 dias. Depois disso, é necessário um período de quarentena antes de poder regressar a solo russo. Com a novidade anunciada por Putin, no entanto, os torcedores ficam sem limitações até o fim de 2018.

- Permitiremos um período de isenção de vistos, até o fim do ano, para os estrangeiros que tiverem Fan ID. E repito: serão múltiplas entradas - anunciou Putin.

Putin se encontrará no próximo sábado com o técnico da seleção russa, Stanislav Cherchesov, e com o goleiro Igor Akinfeev, capitão do time, em Kaliningrado, para agradecer pela performance da equipe, eliminada pela Croácia nas quartas de final. Putin disse que não torceu por ninguém na decisão, e observou que a presidente croata, Kolinda Grabar-Kitarovic, estava "muito preocupada, até chorando um pouco" durante a partida.

Putin também pediu para que os críticos da Rússia "virem a página". Durante a final, no segundo tempo, quatro pessoas em fantasias de policias invadiram o campo e paralisaram a partida temporariamente. O grupo punk feminista Pussy Riot assumiu responsabilidade pelo ato, e disse que era um protesto contra a repressão policial e política a opositores de Putin no país.

- Vamos virar a página e pensar nas coisas boas. Agradeço os esforços de todos por este magnífico feriado - disse Putin à "Tass".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia