24/06/2022 às 13h13min - Atualizada em 26/06/2022 às 00h00min

Farmácia comunitária terá novo protocolo para doações

Obra Social São Judas, localizada na zona sul de SP, fará triagem para retirada gratuita de quem realmente não pode comprar medicamentos

SALA DA NOTÍCIA Marcia Macedo
Pixabay
A farmácia comunitária da Obra Social São Judas Tadeu é um dos serviços oferecidos à população de baixa renda e é mantida pela instituição com o objetivo de dispensar medicamentos de forma gratuita e também receber doações tanto de empresas quanto de pessoas físicas.
Segundo o farmacêutico responsável, Pedro Augusto Freitas Bandeira, os medicamentos doados são cuidadosamente analisados e verificados procedência, lote, condições da embalagem, qualidade e data de validade e separados para doações à comunidade, sempre mediante a apresentação da receita médica e do documento de identidade.
Com exceção de medicamentos de uso controlado e dos que necessitam de refrigeração (geladeira), a farmácia comunitária conta com diversos tipos de remédios, como analgésicos, para controle de pressão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outros.

Porém, desde maio deste ano uma portaria da ANVISA (Agência da Vigilância Sanitária) limitou o recebimento de doações de pessoas físicas e a farmácia da Obra Social deverá se adequar às novas exigências.
No momento, Pedro afirma que a farmácia comunitária está organizada e bem abastecida. Porém, ele teme que futuramente possa faltar alguns tipos de medicamentos, atualmente dispensado no local. “As doações mais interessantes vinham justamente das pessoas físicas e, infelizmente, não poderemos mais receber aqui”, explica.
Outra mudança que será adotada pela farmácia comunitária é a triagem das pessoas feita pela assistente social, para que o atendimento seja realmente a quem não têm condições de comprar os medicamentos.
Em todos os casos de retirada gratuita de remédios, continua sendo necessária a apresentação da receita com a prescrição médica. A farmácia comunitária funciona às terças, quintas e sextas das 8h às 11:30 h e das 13h às 16h.

Serviço:

 
Avenida Piassanguaba, 3.061, Planalto Paulista, São Paulo (estação São Judas do Metrô).
Telefone (11) 2050-6190.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia