25/06/2022 às 16h33min - Atualizada em 25/06/2022 às 16h33min

Cazé S/A: o "nerdola" da internet virou negócio

Casimiro Miguel, fenômeno da Twitch, contratou a Live Mode para agenciar seus direitos de imagem com marcas como Quinto Andar e PagSeguro

AB Notícias News
pipelinevalor
Reprodução/web
O streamer Casimiro Miguel começou a fazer transmissões ao vivo na base do tédio. Sem planejamento, sem programação definida, falando de tudo e do jeito mais informal possível. Virou um fenômeno - entre os mais bem pagos do mundo na plataforma Twitch.

Além dos 2,4 milhões de seguidores do Twitch e 75 mil assinantes que pagam para ver seu conteúdo na internet, craques como Ronaldão e Neymar também já deram ibope publicamente ao “nerdola”. Agora, grandes marcas também estão vendo no carisma do carioca uma oportunidade de negócio. GloboPlay, Mercado Livre e Quinto Andar foram as primeiras a fechar parcerias, numa lista crescente.


“Durante a pandemia eu comecei a fazer lives para me distrair no tempo livre. Para ser sincero, eu nunca enxerguei a live como uma oportunidade comercial, mas sim algo que eu pudesse me divertir e animar a galera”, contou Cazé ao Pipeline. “Até o início deste ano eu praticamente não fiz conteúdo comercial, por decisão própria, mas percebi que isso seria muito importante para a gente trazer mais conteúdos e deixar a live cada vez maior.”

Seu conteúdo eclético, que vai desde jogos do Vasco até reações de limpeza de geladeira e montagem de lancheira publicadas por mães no YouTube, e os bordões num carioquês debochado e humorado — "meteu essa?", "muito forte isso!", "que papinho, hein?" ou mesmo o monossilábico "iiiiiih" — tem atraído a atenção também de companhias fora do mundo esportivo. Há contratos que parecem mais óbvios, como o que assinou com a Amazon Prime para comentar jogos da Copa do Brasil ao lado do Tiago Leifert. Mas, recentemente, foi o Quinto Andar anunciou uma parceria com o streamer.

O quadro “Stalker de Apê” mostra o carioca bisbilhotando imóveis na plataforma, aproveitando que Cazé, de casamento marcado, está procurando imóvel. O programa foi inspirado num dos quadros de maior sucesso do streamer, em que ele reage aos vídeos no canal do YouTube de Augusto Braga, um corretor imobiliário especializado em mansões. Aqui, numa versão mais pé no chão.

"Todo mundo sabe que eu sempre curti fazer vídeos de casas. Tem umas que a gente leva na brincadeira mas tem outras que de fato dá vontade de morar", disse. A série estreou no último dia 2, elevando a audiência da homepage do Quinto Andar em 44% naquele dia. Os episódios vão ao ar uma vez por mês até janeiro.

Por muito tempo, os planos de se casar e se mudar foram adiados por questões financeiras, segundo Cazé — “que papinho, hein?”. Mas isso deixou de ser um problema. A renda exata do streamer é desconhecido, mas um vazamento de dados da Twitch no ano passado registra um faturamento de US$ 576 mil na plataforma (cerca de R$ 3 milhões), até outubro de 2021 — desconsiderados os lucros no YouTube, onde há pelo menos dois canais oficiais, um deles com mais de 2,5 milhões de inscritos.

A cifra colocaria Cazé entre os mais bem pagos do mundo nesse modelo de negócio, em receitas em moeda local. Em 2019, o lucro de Cazé com a Twitch foi de apenas R$ 100.

Afinal, foi dele o recorde de acessos simultâneos em uma live na plataforma, com a exibição então inédita do primeiro episódio de "Neymar: O caos perfeito", da Netflix. No dia 24 de janeiro, véspera da estreia da série documental, o canal conseguiu alcançar 540 mil usuários da Twitch simultaneamente. Em outra parceria similar, Cazé assistiu em primeira mão os episódios do reality show "Túnel do Amor", na GloboPlay.

Em live, Cazé comentou o vazamento de seus ganhos com a Twitch. “É menos, eu recebi menos. Mas assim, eu não imagino que alguém achava que eu ganhasse pouco aqui, né? Se eu faço seis horas de live por dia, lutando contra o sono, comendo mal, dormindo mal, é porque eu ganho um dinheiro satisfatório", disse o streamer. As lives vão ao ar na madrugada. "Apesar de eu ser gordo e ter essa barba, eu não sou Papai Noel", emendou.

Mas o jeito improvisado também custou caro. Segundo ele, alguns contratos mal arranjados reduziram seu lucro líquido. "Ali tem uma quantia, que é bem do meu tamanho, que foi no dia do jogo do Vasco. Eu ganhei 22 mil subs [assinantes] em um dia. Esse dinheiro foi 100% para o Atlético Paranaense. Porque eu assinei um contrato, que eu achei que era bom. Eu não achei que eu fosse ganhar esse dinheiro todo. O Atlético meteu 3x0 no Vasco, que foi rebaixado, e eu paguei o salário do Nikão e os cara todo lá”, disse na live.

O streamer, que se orgulhava de cuidar de sua carreira sozinho, precisou contratar a agência Live Mode para assessorá-lo na gestão de direitos de imagem e negócios. “Até ano passado, eu cuidava de tudo praticamente sozinho, sempre contando com o suporte dos meus amigos. A partir desse ano, eu percebi que precisaria de uma empresa para conseguir realizar meu sonho de transmitir jogos de futebol e começou o casamento com a LiveMode”, disse ao Pipeline. “Para mim, é muito melhor que eu posso só focar na minha livezinha.”

A agência também é a interface com marcas e plataformas digitais. "A gente não é uma agência de influenciadores e nem pretende ser", explica Felipe Tebet, head de plataformas digitais da LiveMode e o responsável pela conta de Casimiro. "O Cazé é uma exceção porque tem um grande sonho em comum com a gente. Ele sempre quis transmitir jogos na live dele e de um jeito diferente, que traz um público mais jovem e que andava desconectado."

Neste ano, o canal de Casimito se tornou o primeiro a transmitir oficialmente o campeonato carioca fora da TV aberta. Em abril, fechou contrato para exibir jogos do Brasileirão — o que lhe rendeu patrocínio de marcas como PagSeguro e Mercado Livre, além da plataforma de apostas esportivas Betway.

Hoje com 28 anos, Casimiro cursou Comunicação Social nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), mas não chegou a se formar. Se dependesse dos pais, teria estudado Direito, curso no qual chegou a ser aprovado numa universidade pública do Rio de Janeiro, e não quis seguir adiante. Mas o "papinho", como brincaria Casimiro, colou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia