26/09/2019 às 16h53min - Atualizada em 28/09/2019 às 20h57min

Comportamento do consumidor no e-commerce é influenciado por outros usuários e por condições de usabilidade da página na web

Até 84% dos consumidores deixam de efetuar compras em lojas virtuais após consultar avaliações, comentários e indicações negativos de outros usuários na internet.

DINO
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O crescimento do e-commerce no Brasil ultrapassou expectativas nos últimos anos. As pessoas cada vez mais usam meio digitais para pesquisar e realizar compras.

O cenário para a criação de uma loja virtual é cada dia mais propício, principalmente, quando são consideradas as oportunidades perdidas pelos empreendedores que não estão no ambiente online.

Ao observar o mercado, é incontestável a mudança no comportamento do consumidor em relação à metodologia usada nas compras. Cerca de 15 anos atrás, era muito incomum encontrar alguém que usava a internet para realizar compras.

A Opinion Box em parceria com a Lett Digital, realizou uma pesquisa para entender a forma que o consumidor se comporta.

Atendimento via e-commerce

O atendimento realizado pelo e-commerce é muito importante para o consumidor, podendo o levar a comprar novamente em uma loja virtual.

Quando questionados sobre as experiências de compra, 79,7% dos respondentes da pesquisa, consideram boas ou ótimas.

Ainda assim, é importante estar atento aos outros 20,3% que consideram a experiência ruim ou regular. Esses clientes, não voltam a realizar compras onlines, além de fazer más recomendações a respeito das soluções que foram oferecidas em páginas na web.

Todo empreendedor deve estar atento a esse fato pois, o comportamento do consumidor no e-commerce é influenciado por outras pessoas. Segundo a pesquisa, 84% dos consumidores já desistiram de uma compra online ao ver os comentários negativos sobre a solução buscada.

Ignorar o que está sendo dito na internet e não amenizar a situação com os clientes insatisfeitos é prejudicial à empresa a longo prazo.

Os consumidores são diretamente influenciados pelos comentários que leem de outros usuários. A confiabilidade de uma loja virtual, é medida de acordo com as avaliações. 

Busca por soluções

Quando buscam por soluções, os consumidores costumam recorrer ao Google como primeira opção.

São realizadas buscas por lojas de seu interesse e 77% dos consumidores possuem esse hábito.

Ao encontrar um site atrativo, 69,7% dos consumidores costumam pesquisar diretamente no campo de buscas do site pelo produto desejado. Já 30,3% preferem conhecer o site, olhando as categorias disponíveis até que encontrem o produto.

Quando não é encontrada a solução desejada, 75,6% dos consumidores saem do site e buscam a solução em outro lugar.

Para tornar as opções de busca mais amplas e facilitar que os produtos sejam encontrados nas lojas virtuais, é interessante que eles tenham descrições bem detalhadas a respeito do que é oferecido. As informações do produto são critérios importantes para 42,3% dos consumidores.

Os consumidores também precisam ver fotos dos produtos antes de realizar a aquisição. Caso o produto não tenha ao menos uma imagem, 87,9% não realizam a compra, ainda que se interessem pelas características descritas.

Possuir um e-commerce é uma situação diferente de ter uma loja virtual de qualidade. O mercado online exige que as empresas se destaquem para conseguirem sucesso.

Oferecer os mesmos produtos por menores preços, já não é o suficiente para o consumidor. O convencimento para a realização da compra exige dedicação por parte dos gestores.

Uma loja virtual que não tenha informações e fotos dos produtos, é considerada menos confiável pelos consumidores. No meio virtual, a confiança é a primeira questão considerada.

Nesse quesito também estão os comentários de pessoas que já adquiriram produtos anteriormente. Entende-se que produtos que contam com comentários positivos são mais visados.

Usabilidade do site 

As lojas virtuais precisam ser interativas, rápidas e fáceis de serem visualizadas. Quando uma página demora para carregar, 56,9% dos consumidores desistem de fazer o acesso.

Outra característica que pode fazer o usuário desistir de acessar uma loja virtual, é a falta de responsividade, ou seja, não se adapta aos variados tipos de tela. A dificuldade em clicar nos botões e visualizar os textos e imagens, faz com que o consumidor perca a confiança na loja.

As lojas virtuais precisam ser planejadas para proporcionar melhores experiências aos usuários. As informações e conteúdos das páginas devem ser atualizadas, além de ter informações reais sobre o negócio.

Ainda sobre a usabilidade da loja virtual, o desenvolvedor da plataforma deve ser escolhido criteriosamente para garantir a boa experiência do usuário, pois erros constantes frustram o usuário, que perde a credibilidade na empresa.

Soluções web confiáveis

A usabilidade do usuário não pode ser comprometida e para isso, as empresas devem focar em soluções web confiáveis.

A Construsite Brasil é referência na criação de lojas virtuais e soluções web há mais de 15 anos e conta com uma equipe especializada para oferecer uma experiência compatível com os desejos dos usuários na internet. Visite o site para mais informações!

 

 



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