27/09/2019 às 09h46min - Atualizada em 27/09/2019 às 21h53min

Setor têxtil e de vestuários deve crescer 13,6% no Brasil até 2023

O setor de moda resultou em um consumo de, aproximadamente, R$220,6 bilhões no ano de 2018, um valor equivalente a R$1061 per capita. A estimativa é que esses números continuem a aumentar.

DINO
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O setor de moda resultou em um consumo de, aproximadamente, R$220,6 bilhões no ano de 2018, um valor equivalente a R$1061 per capita. A estimativa é que esses números continuem a aumentar. O segmento ficou atrás somente da indústria alimentícia, que vendeu R$560,8 bilhões no último ano. A perspectiva é que o setor têxtil e de vestuário tenha um crescimento de 13,6%, equivalente a 2,6% ao ano, até 2023. O alcance será de 7 bilhões de peças vendidas. 

Os números foram disponibilizados pelo diretor titular do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) da Fiesp durante a reunião plenária do Comitê, no dia 25 de junho de 2019. 

O setor tem como foco a principal parcela da sociedade, que compreende consumidores da classe B e C1, que recebem de 4 a 20 salários mínimos. Mesmo em meio a um cenário de crise vivido no Brasil, a moda apresentou crescimento nos últimos anos. De acordo com o especialista em mercado e dirigente do IEMI, Instituto de Estudos e Marketing Digital, o consumo de roupa não está ameaçado, pois é algo universal. 

O dirigente não deixou de destacar a importância do empresário do setor têxtil e de vestuário em focar na solução, e não nos problemas, quando o assunto é o crescimento do setor e do negócio. Ele afirma ainda que as empresas necessitam moldar os seus conceitos, buscar novos caminhos para se desenvolver durante as crises, sem se deixar cair em um estado de comodismo. 

Assim, as marcas precisam ir atrás de inovação, tecnologia e, obviamente, buscar sempre oferecer um produto de boa qualidade. Dessa forma, o empresário irá agregar valor à marca, um fator que influencia os consumidores na hora de realizar suas compras. Para contribuir com o crescimento do varejo de moda e dos e-commerces, existem profissionais especializados nisso e que podem ser uma estratégia diferenciada. 

O Personal Shopper 

A profissão de Personal Shopper não é nova, mas passou a ganhar mais espaço e reconhecimento no país recentemente. O profissional costuma ser mais comum no varejo da moda. 

Esse profissional é especializado em moda e compras, fazendo sua atuação de maneira personalizada e individual com objetivo de ajudar o cliente a fazer a melhor compra em uma loja. Em outras palavras, esse profissional auxilia o consumidor no momento de fazer suas escolhas de compra, levando em conta o biotipo do cliente. Além disso, também leva em conta a intenção do consumidor e como alcançá-la de maneira personalizada, algo bem exclusivo. 

Eles são consultores de confiança para os consumidores que buscam uma experiência de compra diferenciada, que funciona de maneira eficiente para facilitar o processo de compra. 

O Personal Shopper atende à demanda oferecendo informações úteis e versáteis sobre os produtos que o consumidor deseja adquirir. Isso faz com que o cliente realize uma compra inteligente, correta e consciente, garantindo que o consumidor se sinta satisfeito com sua compra. 

Saiba mais sobre o Personal Shopper na Código Consulting 

A Código Consulting é uma empresa especializada em serviços de imagem, tanto para pessoa física, quanto para empresas, oferecendo consultoria de imagem corporativa. Ela conta com workshops e informações relevantes sobre o Personal Shopper.  

Além disso, a empresa conta com serviços de Personal Shopping, dispondo de um time de profissionais experientes e capacitados. A Código também oferece curseria, palestras e cursos de formação em coolhunting.



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