19/06/2022 às 14h27min - Atualizada em 21/06/2022 às 18h47min

Instituições de Campo Grande voltam a receber ações do ‘Armarinho, Cantinho da Imaginação’

UAICA 2, AFRANGEL, AACC-MS e AMATI, que receberam as estruturas em maio do ano passado se preparam para uma nova experiência cultural com as oficinas de teatro e contação de histórias

SALA DA NOTÍCIA ENTRE ASPAS
Vanilton Xavier

O projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” fez sua primeira parada em Campo Grande em maio do ano passado, quando entregou as estruturas do armarinho para quatro instituições. Na época, por conta das restrições impostas pela pandemia, a presença de público foi extremamente reduzida para evitar riscos de contágio e transmissão, fazendo com que parte das ações fossem proteladas. Agora, frente a um cenário mais normalizado, cerca de 400 crianças vão poder experienciar as oficinas (de teatro e contação de histórias) também gratuitas.

Na segunda-feira, 20, o projeto volta até a Unidade de Acolhimento Institucional Criança – UAICA 2. Na terça, é a vez dos atendidos pela Associação Franciscanas Angelinas – AFRANGEL participarem da atividade. Quarta-feira (22) as oficinas acontecem na AACC-MS – Associação dos Amigos das Crianças com Câncer; já na quinta, os atendidos pela AMATI – Associação de Mães Trabalhando a Inclusão curtem a ação, que conclui o projeto na cidade.


A fim de incentivar e fomentar as atividades de artes cênicas, além de disseminar a cultura brasileira de modo geral, as oficinas ilustram e exemplificam o uso dos armarinhos, colocando os espectadores como atores em cena, convidando-os a uma imersão lúdica e participativa que pretende explorar alguns dos elementos do teatro – tais como o improviso, a expressão corporal, a oralidade e a criatividade.

“Para seguir garantindo acesso irrestrito à cultura, optamos por distribuir as estruturas físicas ainda no ano passado, pois com o vai e vem das aulas, as crianças já poderiam contar com o acervo no período que estivessem em sala. Agora que as restrições estão mais brandas, voltamos com as oficinas para encerrar o projeto com chave de ouro. O objetivo dessas ações está principalmente centrado no estímulo à imaginação e criatividade dos pequenos, possibilitando que o dia a dia da sala de aula seja mais lúdico e estimulante para todos”, pontua Ewerton Silvino, supervisor de eventos da Incentivar – proponente do projeto.

Incentivadores das ações no município de Campo Grande, as redes Fort Atacadista e Comper fazem parte do Grupo Pereira, um dos sete maiores varejistas do país. “Com muita alegria, estamos juntos nesse projeto do ‘Armarinho, Cantinho da Imaginação’, trazendo o lúdico a partir das leituras, filmes, jogos, fantasias e outros. Consideramos extremamente importante incentivar que as crianças tenham acesso a esse acervo. Acreditamos que investir em cultura e educação é investir em um futuro melhor para todos”, diz Anna Corbelino, coordenadora de ESG do Grupo Pereira.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério do Turismo (via Secretaria Especial de Cultura) com produção da Incentivar.

SERVIÇO: Oficinas do “Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Campo Grande (MS)

Instituição Beneficiada: Unidade de Acolhimento Institucional Criança – UAICA 2
Endereço: R. Guibués, 52, Jd. Panamá – Campo Grande (MS)
Data e Hora: Segunda-feira, 20 de junho de 2022, às 10h e 14h

Instituição Beneficiada: AFRANGEL – Associação Franciscanas Angelinas 
Endereço: R. do Seminário, 2.170, São Francisco – Campo Grande (MS)
Data e Hora: Terça-feira, 21 de junho de 2022, às 10h e 14h

Instituição Beneficiada: AACC-MS – Associação dos Amigos das Crianças com Câncer 
Endereço: Av. Pres. Ernesto Geisel, 3.475, Orpheu Baís – Campo Grande (MS)
Data e Hora: Quarta-feira, 22 de junho de 2022, às 09h e 14h

Instituição Beneficiada: AMATI – Associação de Mães Trabalhando a Inclusão 
Endereço: Rua Carlos Drummond de Andrade, 694, Conj. Aero Rancho – Campo Grande (MS)
Data e Hora: Quinta-feira, 23 de junho de 2022, às 10h e 14h

--

Sobre o Grupo Pereira: Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra em 2022 seus 60 anos de história. Com 16 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 95 unidades de negócio, sendo 27 lojas do Comper (rede de supermercados), 48 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 11 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e dois postos de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 700 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica. Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia