23/07/2018 às 10h15min - Atualizada em 23/07/2018 às 10h15min

'Vamos nos concentrar no futebol e não discutir política', diz chefe da organização da Copa

Bernardo Mello, enviado especial

Agência O Globo -
Agência O Globo -

MOSCOU - O chefe do Comitê Organizador (COL) da Copa do Mundo de 2018, Arkady Dvorkovich, a Copa do Mundo, negou neste sábado que o torneio tenha sido aproveitado como distração para que o governo da Rússia aprovasse medidas impopulares. No dia da partida de abertura, entre Rússia e Arábia Saudita, o gabinete do primeiro-ministro Dmitri Medvedev - do qual Dvorkovich fez parte até maio deste ano - lançou um projeto para aumentar a idade mínima de aposentadoria dos russos.

Atualmente, os homens podem se aposentar aos 60 anos na Rússia, e as mulheres com 55. A expectativa de vida masculina no país, segundo a Organização Mundial de Saúde, é de 65 anos. Já o governo russo defende que a expectativa aumentou para 72 anos na última medição, em 2017. Críticos ao aumento da idade de aposentadoria argumentam que o novo piso coincidiria com a expectativa de vida, o que virtualmente impediria que os cidadãos desfrutassem de suas pensões após anos de trabalho.

- Estou no governo há seis anos e as discussões sobre a idade mínima de aposentadoria já vêm de longa data. Tivemos eleições presidenciais em 2018 e a Copa coincidiu com este momento de formação de um novo governo, que se encarregou de reformas já preparadas previamente. Não tem relação com a Copa - argumentou Dvorkovich.

O presidente Vladimir Putin procurou manter-se afastado das discussões sobre a mudança nas regras de aposentadoria. Segundo pesquisas citadas pela agência "Reuters", cerca de 90% da população se opõe à medida. Mesmo com seu silêncio, Putin não escapou de ter a popularidade arranhada: sua aprovação caiu seis pontos de uma semana, passando de 75 para 69%, segundo o instituto "FOM".

- Vamos nos concentrar no futebol e não discutir política - pediu o chefe do COL, antes de se permitir uma piada comparando a aposentadoria dos russos à de jogadores de futebol.

- Quando falamos de idade de aposentadoria, lembramos que um jogador como Sergei Ignashevich se aposentou agora da seleção, e ele está com o que, 38 anos? Também temos goleiros da seleção que jogaram até idades mais avançadas. As novas tecnologias e a medicina permitem que as pessoas trabalhem por mais tempo. E joguem futebol por mais tempo.

Dvorkovich e o diretor-executivo do COL, Alexey Sorokin, louvaram o legado de infraestrutura deixado pela Copa e disseram que o torneio mostrou a Rússia como um país "hospitaleiro" e "amigável". Dvorkovich sugeriu, inclusive, que a Rússia poderá se candidatar a receber os Jogos Olímpicos no futuro. Sorokin, por sua vez, fez um agradecimento ao ex-ministro do Esporte, Vitaly Mutko, que se afastou oficialmente da organização da Copa no fim de 2017. Mutko foi acusado de comandar um esquema de doping disseminado no esporte olímpico da Rússia, o que causou o veto de diversos atletas do país na Olimpíada do Rio-2016.

- Sem Mutko, não teríamos feito esta Copa do Mundo. Todo esse trabalho foi liderado por ele - disse Sorokin.

O diretor-executivo do COL também elogiou a "atmosfera amigável" criada na Rua Nikolskaya, nos arredores da Praça Vermelha e do Kremlin de Moscou, que tornou-se uma "Fan Fest não oficial", um ponto de encontro para torcedores de vários países. As festas na Nikolskaya entravam pela madrugada, e o consumo de bebida alcoólica na rua - proibido nas imediações de prédios públicos, como é o caso daquela área - acontecia livremente durante a Copa, sem repressão dos policiais.

- Não foi necessária nenhuma medida extra de segurança naquela região, porque a atmosfera era muito amigável, cheia de alegria. O tipo de torcedores que vêm para a Copa é diferente de um Manchester United x Liverpool ou de um Spartak x CSKA, por exemplo. São pessoas que vêm para celebrar o futebol - comparou Sorokin.

As reuniões informais de torcedores em Moscou, com bandeiras e cânticos em locais públicos, não foram alvo de ação policial nesta Copa. Um mês antes do torneio, centenas de pessoas foram presas durante um protesto da oposição ao governo a menos de 1km da Nikolskaya, na Praça Pushkin, sob o argumento de que a manifestação não havia sido previamente combinada com as autoridades. Dvorkovich esclareceu que a lei russa é mais dura quando se trata de política.

- Reuniões públicas sem natureza política são permitidas. Já as manifestações de cunho político têm outros procedimentos, que serão mantidos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia