26/09/2019 às 13h10min - Atualizada em 26/09/2019 às 13h21min

Inovação utilizada em obras de infraestrutura vira tema de curso

Camargo Corrêa Infra, em parceria com Instituto de Engenharia, Frazillio & Ferroni e Autodesk compartilha know how no uso da tecnologia BIM 360 em suas obras; curso de extensão para engenheiros, arquitetos e tecnólogos formados terá aulas práticas e demonstração em obra da construtora

DINO
https://camargocorreainfra.com/
Profissional observa detalhes do projeto em sistema BIM no tablet

A Camargo Corrêa Infra, em parceria com o Instituto de Engenharia, realiza o curso “Especialização em BIM aplicado à implantação de obras de Infraestrutura” para capacitar profissionais no processo de Building Information Modeling de sexta-feira, 27 de setembro, até 14 de dezembro. Essa tecnologia está promovendo uma revolução nas áreas de engenharia, arquitetura e construção no Brasil e no mundo.

O curso utilizará plataforma BIM da Autodesk com a orientação de professores da Frazillio & Ferroni, da construtora e do instituto. As aulas serão voltadas para engenheiros, arquitetos e tecnólogos formados. A Camargo Corrêa Infra e a Autodesk são protagonistas desta inovação no mercado no que diz respeito aos avanços tecnológicos, como uso de tecnologia móvel nos canteiros, possibilitada por meio do Autodesk BIM 360.

A metodologia BIM, que engloba software, hardware e profissionais treinados, permite que, desde o início do projeto, diversos detalhes possam ser mapeados antes da construção ser iniciada, o que evita erros e desperdício de tempo e ativos. A construção é feita virtualmente antes do início dos trabalhos em campo.

O curso também aborda como trabalhar colaborativamente com ajuda do BIM, onde o profissional que coordena a obra em campo também é treinado para acessar o projeto e lidar com todos os detalhes da sua complexidade por meio de um tablet, por exemplo, de forma que o controle de cada passo da construção esteja literalmente em sua mão. Esse profissional também se comunica diretamente com a equipe no escritório da empresa reportando em tempo real o andamento da obra.

“Os alunos da primeira turma são todos profissionais de Empresas ou são ligados a Instituições de Ensino que já investem no uso do BIM. O entendimento é que esta especialização configura uma oportunidade real para acelerar suas implantações de BIM. A experiência da Camargo Corrêa Infra com BIM credencia a construtora a oferecer este curso a toda cadeia da construção, reunindo no mesmo espaço projetistas, construtoras, contratantes e a academia”, comenta Marcelo Nonato, especialista em Construção Virtual da Camargo Corrêa Infra.

Para Ivan Whately, diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia, o sentimento é bem parecido. “Visualizamos uma demanda do mercado em saber mais sobre BIM. Com isso, promovemos desde o início do ano, um treinamento chamado “Terças de BIM”, que leva mais de 200 pessoas ao IE. Esse fato chamou atenção da Camargo Corrêa Infra e, após reuniões, estruturamos esse curso, que terá material totalmente interativo, com utilização de plataforma da Autodesk, professores da Frazillio & Ferroni e está consolidando o IE como um importante centro de estudos de BIM no Brasil”, conclui Whately.

Os profissionais terão aulas de contextualização e características de obras de infraestrutura, plano estratégico de execução BIM, processo de conversão de projetos 2D para modelos 3D, estudos para implantação de canteiros de obras e acessos, projeto de acesso à obra e platôs de canteiros, trabalho com nuvem de pontos, levantamento de quantidades, programação e controle em 4D e uso do BIM na frente de serviço, além de visita a uma das obras da Camargo Corrêa Infra para ver o BIM em uso na prática.

 



Website: https://camargocorreainfra.com/


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia