25/09/2019 às 16h24min - Atualizada em 25/09/2019 às 23h01min

Nova geração de aplicativos é aliada para melhorar mobilidade

Na Semana Nacional do Trânsito, a startup de transporte Zumpy contribui para mudar hábitos e reduzir número de veículos na rua

DINO


O Dia Mundial Sem Carro é uma data internacional celebrada em 22 de setembro, em cidades do mundo todo. No Brasil, ela está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que vai até quarta-feira (25). O objetivo dessas iniciativas é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas, entre outros aspectos, que revejam a dependência em relação ao carro ou moto, a fim de melhorar a mobilidade nos centros urbanos e reduzir a poluição. Um grande aliado nessa missão são aplicativos de transporte, como o Zumpy, que é uma das startups investidas do BMG UpTech.

A proposta da ferramenta é unir pessoas que tenham uma rotina e deslocamentos similares em viagens agendadas, feitas sempre pelo mesmo motorista. Situação que garante mais sustentabilidade, pois reduz a quantidade de carros na rua. “São pessoas com os mesmos horários e os mesmos destinos. Em vez de três carros que estariam circulando, usarão um só, gerando bem menos poluição”, explica o CEO do Zumpy, André Andrade.

Ele argumenta que, hoje, 80% dos deslocamentos dentro de uma cidade são rotineiros, como o trajeto entre casa e trabalho. “Nós oferecemos uma previsibilidade, com o carro chegando em um horário fixo, e a tranquilidade de saber sempre quem são seus colegas de viagem e o seu motorista”, explica. O serviço, disponível na Google Play Store e na App Store, funciona da seguinte forma: a pessoa cadastra sua rota diária e seus horários. Assim que identifica indivíduos próximos com rota semelhante, o aplicativo direciona todos para um motorista, que será sempre o mesmo. As corridas são agendadas com antecedência, e a rota não muda.

Passageiro Zumpy desde abril, João Pedro é um dos clientes que está satisfeito com a escolha do aplicativo. “Depois que conheci o Zumpy, vou para o trabalho com o mesmo motorista diariamente e não me preocupo em chamar o carro ou com cancelamento de corridas. Também consigo saber quanto eu vou gastar no mês com o transporte", destaca.

A segurança também é um diferencial. Só são aceitos motoristas com nota 4.9 em outros aplicativos, e o pagamento é sempre feito por meio do cartão de crédito. Para maior conforto, a lotação máxima do carro é de três passageiro, um na frente e dois atrás. O aplicativo ainda consegue mensurar quanto de gás carbônico deixou de ser emitido pela pessoa quando ela decide utilizar o transporte compartilhado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia