29/05/2022 às 21h58min - Atualizada em 31/05/2022 às 00h01min

Cuidado com cascos eleva bem-estar e desempenho de cavalos

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Priscila Pedrini
Determinante no desempenho e na performance dos equinos, os cascos precisam receber suplementação nutricional especial para evitar quebras e, quando for o caso, agilizar cicatrizações. Adicionalmente, essa atenção nutricional torna os animais mais resistentes a lesões e à fadiga. É o que explica Antônio Coutinho, gerente de produtos para equinos da Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo. "A atenção à saúde dos cascos é essencial, principalmente nos animais atletas, que precisam de desempenho máximo nas provas de performance e longas caminhadas. Mais do que garantir a performance, esse cuidado aumenta o bem-estar do plantel", alerta Coutinho.

Para a manutenção da saúde dos cascos, é essencial oferecer suplementação adequada, com ração balanceada e ajustada às necessidades do animal, além de água de ótima qualidade. Exemplos de nutrientes valiosos são o zinco, o manganês, o selênio, a biotina e a DL-metionina – que é fonte orgânica de enxofre, que estimula a produção de queratina, proteína que fortalece os cascos. "Percebemos alterações visíveis nos cascos quando há baixa ingestão de nutrientes, assim como nos pelos, que perdem o brilho", explica o especialista da Vetoquinol. “A suplementação nutricional proporciona ganhos adicionais. Os equinos se recuperam mais rapidamente após exercícios, mostrando que estão prontos para as provas”, acrescenta Coutinho.


A Vetoquinol desenvolveu o suplemento nutricional Kerabol®, solução que contém os nutrientes essenciais para a saúde dos cascos dos equinos. O produto faz parte da linha Equistro, líder e referência global, com 35 anos de presença no mercado. "Problemas nos cascos dos equinos podem deixar animais de competição parados por até seis meses, gerando prejuízo não só econômico, mas também de bem-estar dos cavalos. O problema é sério e exige muita atenção", reforça o especialista.

A prevenção é o caminho para altos índices de desempenho. "Kerabol® possui nutrientes na forma líquida e biologicamente ativos com elevada biodisponibilidade e eficiência e está disponível nas principais lojas agropecuárias em frascos de 1 litro. A recomendação é de dosagem de 10 ml por dia para cavalos com até 500 quilos ou 15 ml/dia para animais acima desse peso", finaliza Antônio Coutinho.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita - 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia