30/05/2022 às 16h43min - Atualizada em 30/05/2022 às 17h15min

Quase 40% dos profissionais de obra preferem o outono para obras e reformas 

De acordo com levantamento da Juntos Somos Mais, 8 em cada 10 profissionais percebem um aumento na demanda por serviços de construção civil durante a época

SALA DA NOTÍCIA Marina Varela

O planejamento para construir ou reformar espaços leva em conta diversos fatores. Um deles é a estação do ano ideal para evitar interferências climáticas e atrasos nas etapas de construção. Os profissionais de obra bem sabem dos contratempos que podem acontecer durante os períodos chuvosos ou de sol intenso. E é com essa percepção que especialistas elencaram o outono como a melhor época para início de serviços, de acordo com levantamento da Juntos Somos Mais, maior ecossistema do varejo da construção civil.

 

Na pesquisa, registrou-se que 36,9% dos profissionais da construção preferem a estação do ano, que começa em abril e se estende até junho. "A época é caracterizada por períodos mais amenos, redução na quantidade de chuvas e noites mais longas. A sugestão é para que se dê início a pequenas reformas, reparos e ajustes em casa e no escritório”, diz Fernando Frota, Head de Profissionais da Juntos Somos Mais. A indicação pela preferência se deu tanto de forma espontânea, ou seja, quando perguntados sem dar uma ideia de resposta, como no questionário estimulado.

 

A pesquisa foi realizada pelo time de Inteligência da Juntos Somos Mais em maio, via e-mail, com profissionais da construção civil de todo o país. Outro ponto curioso observado no levantamento foi que, entre as outras estações analisadas pelos profissionais de obra, o verão figurou em segundo lugar, com 27,2% das respostas. Tradicionalmente, o verão é a estação com mais chuvas no Sul e Sudeste do Brasil. A primavera (23,3%) e o inverno (12,6%) completaram o ranking, que contou com a participação de 103 entrevistados.

 

Serviços mais desejados pelos consumidores

O estudo também mediu a percepção da procura de serviços. “Para quase 80% dos entrevistados, a demanda por reformas e início de obras aumenta durante o outono. As instalações e restaurações de componentes hidráulicos estão no topo da lista dos mais procurados para a estação, com 19,4% das respostas”, explica Ivan Ormenesse, Head de Inteligência e Dados da startup. Em seguida, construções de estruturas de alvenaria (17,6%) e pintura (13,9%) compõem o top três dos serviços mais requisitados.


 

Hidráulica

21

19,4%

Alvenaria

19

17,6%

Pintura

15

13,9%

Elétrica

14

13,0%

Instalação de Pisos e Revestimentos

10

9,3%

Instalação de Portas e Janelas

7

6,5%

Instalação e Reparos de Telhados

7

6,5%

Projeto de Engenharia/Arquitetura

3

2,8%

Marcenaria

2

1,9%

Marmoraria

2

1,9%

Montagem de Móveis

2

1,9%

Instalação de Gás

2

1,9%

Vidraçaria

1

0,9%

Serralheria

1

0,9%

Serviços de Gesso e Drywall

1

0,9%

Ar-Condicionado

1

0,9%

 

Serviços contratados no outono

Divulgação: Juntos Somos Mais
 

O planejamento, em todos os casos, é essencial para uma boa construção. “O período do outono permite um melhor aproveitamento das condições climáticas, mas o ideal é sempre se planejar, procurar profissionais qualificados e bons materiais para a obra sair da melhor maneira possível”, finaliza Fernando Frota.


Saiba mais | Juntos Somos Mais

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e os profissionais de obra. Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 95 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país. Saiba mais por meio do site oficial.


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia