19/05/2022 às 14h55min - Atualizada em 19/05/2022 às 15h15min

Dia do Vestibulando: Psicóloga da UniSul dá dicas para controlar a ansiedade

Dia 24 de maio é a data em que se celebra o estudante que se prepara para o vestibular, mas serve também para valorizar o esforço dessas pessoas e apoiá-las

SALA DA NOTÍCIA emilly moreira
https://estude.unisul.br/
Divulgação
Passar no vestibular não é uma tarefa fácil. Para homenagear e celebrar o esforço e dedicação dos estudantes que buscam ingressar no ensino superior foi criado o dia do vestibulando, comemorado em 24 de maio. Para orientar e ajudar os estudantes nesta fase, a psicóloga e professora da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, Damaris Batista explica como manter a calma e controlar a ansiedade durante o processo seletivo.
Rede de apoio
A entrada em uma universidade é um momento único e marcante na vida, mas a cobrança de familiares e professores que almejam ver seus filhos e alunos ingressando em uma universidade pode gerar alguns malefícios. “Essa exigência excessiva pode desencadear justamente aquilo que tanto a escola quanto a família não querem, ou seja: um estudante cansado, preocupado e sem reação. É importante, portanto, que a rede apoie essa pessoa para que consiga estudar, focar no que tem que fazer hoje, no dia a dia, semana a semana”, explica a professora da UniSul.

Corpo são, mente sã
Equilibrar a rotina e cuidar do corpo também é crucial para diminuir o estresse, uma vez que o corpo e a saúde estão bem, a mente consegue trabalhar e produzir melhor. “Corpo e mente estão juntos no adoecimento e na saúde, no equilíbrio e no desequilíbrio. É importante ao mesmo tempo cuidar das condições vitais como descansar, dormir, ingerir água e bons alimentos da mesma forma como é importante ter uma rede de apoio amorosa, que auxilia e cuida, que ajuda a equilibrar as tarefas com o descanso e o lazer”, ressalta Damaris Batista.
A professora destaca a importância da prática de exercícios físicos que ajuda a manter os hormônios ligados ao estresse sob controle. A alimentação, assim como a ingestão de nutrientes básicos, ajuda a evitar a ansiedade. De acordo com um estudo realizado pelo site especializado Medical News Today, alimentos e vitaminas como castanha do pará, peixes, ovos, camomila, vitamina D, Vitamina C e flavonoides, triptofano, são recomendados para diminuir a ansiedade.
Planejar e executar
Não há cura para a ansiedade, mas há como conviver com ela. Planejar é a melhor opção para diminuir o estresse. “Pare o que está fazendo e planeje. Distribua tudo o que tem que ser feito em um planejamento distribuindo as atividades e os estudos ao longo dos dias, das semanas. Ao invés de focar lá no depois da prova, foque no que você pode fazer agora” orienta a psicóloga.
Para o dia da prova, é fundamental que o aluno esteja descansado. “Muitas pessoas passam a véspera ou a semana da prova estudando tudo o que não estudaram ao longo do último ano. Isso gera cansaço, dores musculares, alteração de apetite e do sono. Para evitar essa fadiga é preciso começar a estudar agora, criar um plano de estudo considerando também pausas para descanso e lazer”, destaca Damaris Batista.
No dia da prova
Durante a prova, o aluno precisa manter a calma e não se apressar. “É preciso respeitar seu próprio tempo, fazer pausas e respirar fundo. Tente começar pelos assuntos que você mais gosta e se familiariza, e dali por diante apenas executar o que você estudou e se planejou para fazer”, explica a professora da UniSul.
Saiba quando procurar ajuda
Damaris alerta que, apesar de criar uma rotina e hábitos que diminuam ansiedade, é importante o vestibulando entender quando buscar ajuda. “Se a sensação de cansaço for muito forte a ponto de atividades de lazer e métodos para aliviar o estresse não adiantar é um sinal para buscar a ajuda de um profissional. O estudante precisa lembrar que a saúde vem em primeiro lugar e que ele sempre pode tentar novamente.”
Sobre a UniSul
Com 57 anos de história, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação desde 2021, conta com campi localizados em: Araranguá, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Criciúma, Florianópolis-Centro, Florianópolis – Continente, Florianópolis –Ilha, Içara, Itajaí, Pedra Branca e Tubarão. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, e também uma das marcas empresariais mais lembradas da região, obteve conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio 70 cursos de graduação, 60 de nível especialização, além de cinco cursos de Mestrado, nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem, e quatro programas de Doutorado organizados pelas áreas de Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.

Informações para imprensa:
Emilly Moreira | Sheila Oliveira
[email protected]
 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia