19/05/2022 às 13h51min - Atualizada em 19/05/2022 às 14h32min

O papel das HRTechs na inserção das mulheres no mercado de trabalho

Apesar das mulheres representarem quase 52% da população brasileira, quando falamos do mercado de trabalho esse indicador é muito diferente

SALA DA NOTÍCIA PinePR
Freepik
 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada pelo IBGE ao longo de 2021, entre as pessoas ocupadas, na força de trabalho, a participação feminina foi entre 41% e 47% nos quatro trimestres, mas finalizando o ano com apenas 42,5%. Apesar das mulheres representarem quase 52% da população no Brasil, quando falamos do mercado de trabalho esse indicador é muito diferente. Pesquisas de instituições como a FGV revelam dados muito alarmantes: a participação de mulheres no mercado de trabalho é 20% inferior à dos homens. 

As HRTechs vieram para transformar o universo de Recursos Humanos por meio da tecnologia, automatizando processos e digitalizando tarefas, oferecendo também transformações de impacto social. Na TAQE, plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de emprego e cursos, 54% das pessoas cadastradas em 2021 foram mulheres, um indicador que segue a média de gênero no Brasil. Ainda assim, quando olhamos para as contratações, podemos ver o potencial transformador da tecnologia: 66,70% das pessoas contratadas em 2021 foram mulheres.

No aplicativo da Taqe existem algumas missões que preparam as pessoas para o mercado de trabalho. Os testes da plataforma permitem acesso a diversas vagas, ao mesmo tempo que as aulas e outras atividades opcionais capacitam jovens para os processos seletivos. Enquanto 60,4% dos homens cadastrados na TAQE realizam apenas as atividades mínimas para concorrer às vagas, 69,5% das mulheres superam os níveis iniciais e avançam consumindo mais atividades e missões para seu desenvolvimento. Ou seja, esse engajamento está contribuindo para que a taxa de contratação entre mulheres seja maior. 

Os dados demonstram o quanto a tecnologia pode contribuir para a inserção das mulheres no mercado de trabalho. Ainda assim, é essencial que as empresas tenham iniciativas para promover processos mais inclusivos.

Sobre a Taqe

Fundada em 2017, a Taqe é uma plataforma de empregabilidade, que reúne candidatos, empresas e instituições de ensino. Por meio de testes gamificados, redação e videoentrevista, a plataforma realiza o match com oportunidades de emprego e formação. Com base em sua inteligência de dados, a startup já identificou um aumento de até 4x na efetividade de seus processos seletivos, o que garante uma análise de todos os currículos, permitindo a contratação de até 8 entre 10 candidatos entrevistados.

Atualmente, a plataforma possui mais de 1 milhão e 800 mil candidatos e 13 mil contratações. Dentre as empresas que já usaram a solução Taqe estão nomes como Natura, Santander, Grupo Fleury, Hospital Albert Einstein, CIEE, entre outros.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia