17/05/2022 às 10h02min - Atualizada em 19/05/2022 às 00h01min

Diagnóstico Precoce: Casa Ronald McDonald ABC aponta quais são os principais sintomas do câncer infantojuvenil

Instituição, que oferece apoio integral às crianças, adolescentes acometidos pelo câncer, comemora 15 anos em junho com festa para arrecadar fundos. Ingressos podem ser adquiridos na Recepção da Casa Ronald McDonald ABC ou pelo telefone (11) 96331-4015

SALA DA NOTÍCIA Casa Ronald McDonald ABC
O câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm, em comum, a proliferação descontrolada de células anormais que podem ocorrer em qualquer local do organismo. Diferentemente do câncer do adulto, a doença na criança e no adolescente, geralmente, afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação, mas, por serem predominantemente de natureza embrionária, costumam ter uma melhor resposta aos tratamentos atuais. Mesmo com essa tendência positiva aos procedimentos, o diagnóstico precoce é a forma mais segura de garantir o sucesso contra a doença.

Pensando nisso, a Casa Ronald McDonald ABC, que há 15 anos oferece apoio integral às crianças e aos adolescentes acometidos pelo câncer e suas famílias, listou os principais sintomas para que pais, familiares e outras pessoas que convivem com a criança possam ficar atentos.


“Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Mas, nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 64% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados”, explica Rosemeiri Silva, supervisora da Casa Ronald McDonald ABC.

De acordo com a experiência da instituição e médicos parceiros, os principais sintomas que podem ajudar em um diagnóstico precoce são:
  • Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea;
  • Caroços ou inchaços – especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção;
  • Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna;
  • Alterações oculares – pupila branca, estrabismo de inicio recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;
  • Inchaço abdominal;
  • Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias);
  • Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção;
“Todos esses sintomas são facilmente percebíveis para todos que convivem com a criança ou adolescente, mas o mais importante recado aos pais é: esteja sempre atento a mudanças no comportamento dos filhos, este pode ser o primeiro sintoma”, completa Rosemeiri.

Como importante player na luta contra o câncer infantojuvenil, a Casa Ronald McDonald ABC realiza diversas ações de conscientização. Uma delas, foi um vídeo disponibilizado no dia 15 de fevereiro, Dia Mundial da Luta contra o Câncer Infantil, em que o Dr. Jairo Cartum, parceiro da instituição, fala um pouco sobre a importância do diagnóstico precoce. O vídeo está disponivel nas redes sociais da instituição (https://www.instagram.com/p/CaAs7zTpPKu/). Além deste vídeo, a Casa conta com diversos depoimentos de pais que passaram pela instituição como a mãe do João Miguel, que teve o mesmo tipo de câncer da filha do Thiago Leifert, divulgado no início do ano. (https://www.instagram.com/p/CaKQEn1jwt7).

Mais informações sobre Diagnóstico Precoce podem ser encontradas no site do Instituto Nacional do Câncer: 15 anos de Casa Ronald McDonald ABC
Com o propósito de ser uma “casa longe de casa”, A Casa de Apoio a Crianças com Câncer do ABC comemora, em junho, 15 anos desde que recebeu sua licença para operar como Casa Ronald McDonald ABC por meio do Ronald McDonald House Charities, que reconhece os mais altos padrões de qualidade de atendimento e garante que os serviços oferecidos por uma Casa Ronald McDonald sejam o mesmo em qualquer lugar do mundo.

Para celebrar, a instituição realizará uma festa beneficente com o intuito de arrecadar fundos para manter seus serviços. Além disso, a Casa irá aproveitar a ocasião para lançar a Campanha Mc Dia Feliz 2022, em parceria com os restaurantes Mc Donalds.

Sobre a festa
Data: 09 de junho de 2022
Horário: 20hrs
Ingressos: R$ 150,00
Pontos de venda: Recepção da Casa Ronald McDonald ABC (Av. Príncipe de Gales, 821 - Vila Principe de Gales, Santo André) ou pelo telefone: (11) 963314015.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia