17/05/2022 às 14h47min - Atualizada em 19/05/2022 às 00h01min

Com previsão de 6º para a madrugada de quarta-feira Bem da Madrugada realiza ação emergencial

Ação acontece amanhã, em São Paulo

SALA DA NOTÍCIA ANDRESSA PEDROSO BREGALANTI
O Instituto Nacional de Mereologia prevê uma onda de frio para a cidade de São Paulo nos próximos dias, na quarta-feira a previsão é de 6º durante a noite/madrugada!
Para tentar aliviar um pouco o sofrimento das pessoas que vivem em situação de rua o Bem da Madrugada realiza uma ação emergencial pelas ruas.

Durante a ronda, serão distribuídos, kits de inverno, cobertores, kits de higiene, alimentação, água e cafezinho. Além das entregas, os projetos Veterinários e Jurídicos nas Ruas, além do Músicos do Bem marcam presença.

Para participar como doador ou voluntario basta acessar o link:

https://bemdamadrugada.byinti.com/#/ticket/eventInformation/acao-bdm-282

Quando: 18 de maio
Ponto de Encontro: Rua Senador Feijó, 148, Sé
Horario: a partir das 19h



BEM DA MADRUGADA AJUDANDO QUEM MAIS PRECISA
Organização completa duas décadas de apoio à vulnerabilidade nas ruas

Comprometidos em fazer o Bem todos os dias!
Essa é a frase que resume a causa maior, e todos os esforços por trás da ONG Bem da Madrugada.
Criada em 2000, mas com seus trabalhos retomados em 2013 pelo sócio-fundador Luiz Felipe Moraes, a instituição voltada para auxiliar pessoas em situação de rua já assistiu mais de 150 mil pessoas em mais de 271 ações fixas realizadas somente na cidade de São Paulo.
Com um projeto de franquia social a ONG atualmente leva seu trabalho de assistência a 42 embaixadas, localizadas em 14 estados e 34 cidades, entre elas, Bahia, Alagoas, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Além de atuações em outros países como Argentina, EUA e Irlanda.
“O Bem da Madrugada é um projeto totalmente colaborativo criado para auxiliar na erradicação da fome, da miséria, do abandono e do descaso. Fornecemos itens de alimentação, higiene pessoal, vestuário, além de muito amor, respeito e atenção em forma de prestação de serviços médico, psicológico, barbearia e veterinário para aqueles que tanto necessitam e encontram-se às margens do alcance das autoridades, dos agentes públicos e da própria sociedade” comenta Luiz Felipe.
Em 2020, antes ainda da pandemia, a voluntaria de destaque Priscila Rodrigues assumiu a Presidência da ONG, graças a seus esforços e dedicação, além de uma capacidade ímpar de liderança e mobilização. A partir desse momento novos braços de ações foram criados para que o BDM tenha cada vez mais participação na vida de pessoas carentes. Além das ações tradicionais promovidas semanalmente pela Instituição com distribuição de kits e participação de médicos, psicólogos, barbeiros e veterinários voluntariados durante as rondas, Priscila apostou em novos projetos como o Dia do Bem, que realiza atividades para um grupo exclusivo (idosos, crianças, meio-ambiente entre outros). A cada data especial uma ação inédita.
“O Dia do Bem é um projeto novo que temos muito carinho, fizemos recentemente uma ação com 75 crianças da comunidade, em São Paulo, onde levamos todas ao circo pela primeira vez, foi um dia incrível com muita brincadeira e diversão. É muito gratificante ver o sorriso no rosto dessas pessoas”, ressalta Priscila Rodrigues.
Cada vez mais a população em situação de rua necessita de cuidados profissionais, para isso o BDM criou outros braços de atuação com profissionais voluntários. Médicos na Rua, Veterinário nas Ruas e Psicólogo nas Ruas são alguns exemplos de grupos que se reúnem para fazer o Bem. Para cuidar da apresentação e aparência dos auxiliados o Navalha Nas Ruas oferece serviço de corte de barba e cabelo aos assistidos, além de serviços de manicure e design sobrancelha para as mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Percebemos em nossas rondas que as pessoas muitas vezes precisavam de outros cuidados como médicos, psicólogos e até mesmo veterinário, já que muitos têm sempre um cachorro ao seu lado, então reunimos os profissionais que já faziam as ações do BDM e criamos grupos para cada tipo de ação, assim conseguimos atingir e auxiliar cada vez mais pessoas”, finaliza Priscila Rodrigues.
Mesmo com a pandemia o número de voluntários está em crescimento, as ações passaram por adequações seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde competentes e contando com apoio técnico do Hospital Emílio Ribas e da Prevent Senior.

Franquia Social
Não existe distância e limite para ajudar alguém, por isso o BDM lançou a Franquia Social, um projeto que leva todo o conhecimento, experiência e dedicação da ONG a outros estados e cidades. Para levar o projeto a outra localidade o responsável deverá passar por um treinamento on-line com os diretores do Bem da Madrugada, onde aprenderá como é a atuação e funcionamento dos trabalhos e também material de apoio em pdf e vídeos.
Após a primeira ação, sempre com o acompanhamento de um dos diretores da ONG, a praça está autorizada a prestar serviços sociais para a população local.

Bem da Madrugada
O Bem da Madrugada é um projeto totalmente colaborativo, desde a divulgação do projeto e eventos, arrecadação de doações, logística, armazenagem dos itens arrecadados, local de triagem dos kits, bastidores de coordenação, até o dia do evento e o momento de ir para a rua.
A ideia nasceu em Dezembro de 2000, quando Rafael Lima, Leandro Dias e Luiz Felipe Moraes, três amigos de infância, que se encontravam semanalmente foram convidados pelo pai de um deles para distribuir cobertores para quem precisava. Esse foi o primeiro incentivo para que o trio começasse a reunir doações de amigos e interessados e iniciassem o trabalho de entregas do BDM.
O Projeto cresceu, e em 2002 tinha cerca de 25 carros cadastrados, com mais de 100 voluntários participando das ações.  Devido às circunstâncias   pessoais de seus criados do BDM teve que ser suspenso. 
Em 2013, Luiz Felipe Moraes, um dos fundadores decidiu retomar o projeto, só que desta vez, em um novo formato. Atuando na região central de São Paulo, onde se encontra a maior concentração de pessoas em situação de rua da América Latina.
Como fonte de arrecadação as doações feitas por voluntários e apoiadores, que cada vez ganha mais força com as mídias sociais, além da criação da “Loja do Bem” onde são vendidos itens personalizados como, camisetas, bonés, moletons, pochetes, entre outros itens, e todo o lucro obtido com a venda destes itens é revertido para o projeto e/ou embaixada.
Através dos voluntários, o projeto social é responsável pela arrecadação de: alimentos prontos para consumo, como pães, bolachas, salgados, doces; bebidas prontas para consumo, como água, chá, café, refrigerante, suco; itens de higiene, como escovas de dente, sabonetes, shampoos, absorventes, fio dental e devido a Pandemia álcool em gel e máscaras de proteção; peças de vestuário, como camisas, bermudas, calças, chinelos, tênis, meias, gorros; ração para cães e gatos. Além da Montagem de kits; organização do evento e entrega dos kits em locais de grande concentração de pessoas vivendo em situação de rua mais prestação de serviços.





 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia