18/05/2022 às 14h50min - Atualizada em 18/05/2022 às 17h01min

Ensino de arte para crianças é tema de curso inédito e gratuito na plataforma EAD Sesc Digital

Proposta de ensino sistematizada pela professora Ana Mae Barbosa é apresentada em seis videoaulas com participação de especialistas no assunto. Experiências práticas e material complementar com indicações de leitura e dicas de atividades integram o conteúdo do curso, que chega à plataforma no dia 28/4

SALA DA NOTÍCIA Giuliana Holiscki Fernandes
Equipe de arte-educadores do curso coordenado pela professora Ana Mae Barbosa (centro) | Crédito: Ricardo Ferreira
 

Organizado e coordenado pela professora arte-educadora Ana Mae Barbosa e pelo arte-educador Sidiney Peterson Lima, o curso “Abordagem Triangular e o Ensino de Arte na Educação Infantil” passa a integrar o catálogo da plataforma EAD Sesc Digital no dia 28 de abril. Gratuito, o conteúdo reúne experiências práticas e indicações de materiais complementares relacionados à Abordagem Triangular, proposta de ensino de arte sistematizada por Mae em 1992. O objetivo é que os conceitos e ferramentas apresentados possam instigar a reflexão dos alunos - sejam eles professores, familiares e cuidadores - sobre a importância da arte na educação de crianças de 3 a 5 anos de idade, oferecendo ideias para partir à prática.
 

Segundo ela, “antes de tudo é importante entender que Abordagem Triangular é um processo que inclui no ensino da arte na primeira infância o fazer a arte para desenvolver a criatividade das pessoas, a leitura da obra para desenvolver a capacidade crítica e a contextualização.” Sem qualquer tipo de hierarquia, a proposta é o diálogo entre as seguintes ações: a leitura ou apreciação de imagens, a contextualização das obras e o fazer artístico. 

 

A pergunta Como a Abordagem Triangular pode potencializar o ensino de artes visuais na educação de crianças de 3 a 5 anos?” é o eixo norteador do curso dividido em seis videoaulas ministradas por arte-educadores e pesquisadores da proposta. As aulas são acompanhadas de indicações de leitura e dicas de atividades, que possibilitam fundamentação teórica e prática na construção de experiências artístico-educativas com as crianças. As atividades sugeridas podem ser desenvolvidas em sala de aula (para quem trabalha em instituições educativas) e também em momentos de estímulo artístico visual em suas residências, para e com as famílias. 
 

A primeira aula é conduzida pela própria Ana Mae Barbosa em parceria com o arte-educador Sidiney Peterson Lima,  nela os dois reforçam o conceito da Abordagem Triangular. Ana Mae comenta os três eixos da proposta e aborda a experiência do projeto Árvore, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) com o artista Otávio Roth, que reuniu arte, meio ambiente e educação infantil.

“Leitura visual e audiovisual na educação”, tema da segunda aula, ministrada pela pesquisadora Analice Dutra Pillar, mostra como escutar e conversar com os pequenos permite identificar as referências por eles usadas e as associações feitas a partir da observação de obras. Isto também possibilita refletir sobre repertório e leitura de mundo na primeira infância. Para Analice, “a Abordagem Triangular é um convite a olhar e produzir sentido para o que se vê”.  

Na sequência, na aula com o temaContextualização”,  a historiadora Valéria Peixoto de Alencar discute como trabalhar a contextualização das obras de maneira acessível ao repertório e ao entendimento da criança.

Já as quarta e quinta sessões são dadas pela arte-educadora Rita Noguera, que realiza oficinas de artes com crianças em Madrid, na Espanha. Em aulas costuradas com sugestões de dinâmicas, Rita delineia o fazer artístico na primeira infância, passando por assuntos como o emprego dos materiais e dos espaços de trabalho, as referências usadas para inspirar as criações, o relato de experiência das crianças, as possibilidades de associação de ideias advindas das atividades práticas e o papel da participação da família neste universo de produção.

O sexto encontro é marcado por uma conversa entre os professores que ministraram as aulas e o arte-educador Moacir Simplício, consultor de conteúdo do curso, além de apresentar uma experiência que trata de construir pontes entre os eixos da Abordagem Triangular e reforça a importância de respeitar e entender os estágios de desenvolvimento artístico das crianças. 

 

SOBRE OS INSTRUTORES

Ana Mae Barbosa 

Professora titular da ECA/USP e da Pós-Graduação em artes, design e novas tecnologias da Universidade Anhembi Morumbi, Ana Mae Barbosa é uma das principais referências no Brasil em arte-educação. Ensinou na Universidade de Yale e na The Ohio State University. É curadora de arte e tem 23 livros publicados. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por suas pesquisas, dentre eles a Ordem Nacional do Mérito Científico, a Ordem Nacional do Mérito Cultural e o Itaú Cultural 30 anos. Foi presidente da International Society of Education Through Art (INSEA) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), fundadora do Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte (CLEA) e conselheira da Organização dos Estados Iberoamericanos. 

 

Sidiney Peterson Lima 

Sidiney Peterson Lima é doutor e mestre em artes pelo Instituto de Artes da Unesp, na área de arte-educação. Foi diretor de relações internacionais da Federação de Arte/Educadores do Brasil entre 2017 e 2020. Participa de pesquisas e estudos em grupos de pesquisadores nas áreas de imagem, história e memória, mediação, arte e educação e arte na pedagogia. É membro fundador e representante no Brasil do Centre de Recherche d’Éducation Artistique et Société (CREAS). Tem desenvolvido pesquisa com foco na história do ensino de arte e na formação docente em arte no Brasil e na América Latina. É organizador dos livros: “Instantes-Já da formação docente em artes”, em parceria com a professora Gabriela Augustowsky, e “Arte e Pedagogia: a margem faz parte do rio”. 

 

Analice Dutra Pillar 

Doutora em artes pela ECA/USP, com pós-doutorado em artes na Universidad Complutense de Madrid, Espanha, Analice Dutra Pillar é professora titular da UFRGS na graduação e pós-graduação em educação na área de educação e artes visuais, com ênfase no ensino de artes visuais, leitura de produções visuais e audiovisuais, formação de professores e infância. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte e editora da Revista GEARTE. Autora de artigos e dos livros: “Fazendo artes na alfabetização”, “O vídeo e a Metodologia Triangular no ensino da arte”; “Desenho e escrita como sistemas de representação”, “Desenho e construção de conhecimento na criança”, “A educação do olhar” e “Televisão e criança: leituras de imagens”. 

 

Moacir Simplício 

É doutorando em artes pela Unesp e mestre em artes pela USP. Ao lado do trabalho com gravura e pintura, também desenvolve atividades didáticas em artes. Atua como assistente de produção e consultor para atendimento às pessoas com deficiência no coletivo Arteducação Produções (AEP). Participou de projetos junto ao Ministério da Cultura e foi professor no curso de artes visuais nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP) e também de pessoas com deficiência no Centro de Reabilitação UNIBAN. Expôs na Mostra Internacional de Mini Gravats (Barcelona); no Projeto Novas Imagens (Meridiano-Meridian), em Milão; com gravuras no Café do MAC-USP; no Projeto Gravura Paulista - Primeira Revisão da Gravura (UnB); e no Museu da Gravura (Curitiba). Ilustrou os livros “Espumas flutuantes”, de Castro Alves; “Lembranças de esquecer”, de Camilo Guimarães; e “Cidadela ardente”, de Thelma Guedesl.

 

Rita Noguera 

Especialista em educação artística pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha, e mestre em pedagogia sistêmica enfoque Bert Hellinger, Zentrum-CUDEC. Desde 2000, integra o coletivo de estudo EnterArte, grupo de renovação pedagógica. É coordenadora de ateliês de arte-educação para crianças, jovens, adultos e famílias e da formação de professores, com mais de 30 anos de experiência no Brasil, na Espanha e nos Estados Unidos. Tem mais de dez publicações relatando experiências realizadas nos ateliês de arte com alunos predominantemente de educação infantil. É autora de livros didáticos de arte, para educação primária, pela editora espanhola Editorial SM.   

 

Valéria Peixoto de Alencar  

Mestre e doutora em artes pelo Instituto de Artes da Unesp, a historiadora Valéria Peixoto de Alencar tem experiência na área da mediação cultural em museus e exposições. Como docente atua na educação básica e no ensino superior. Tem diversas publicações, dentre elas, o livro “Mediação cultural em museus e exposições de história: conversas sobre imagens/história e suas interpretações”, e publicou artigos no periódico International Journal of Education through Art e na revista Digital Art&, ambos sobre narrativas visuais e história. Seu trabalho como professora de artes em cursos de pedagogia resultou no artigo “Exu, Jaxy Jaterê e Benedito: uma proposta de educação antirracista e decolonial que passa pela literatura infantil”.  

 

SOBRE SESC DIGITAL

Lançada em 2020, a plataforma de conteúdo Sesc Digital visa transpor as ações do Sesc São Paulo ao ambiente e à linguagem digitais, expandindo o alcance das suas práticas de ação e difusão cultural de forma substancial e diferenciada, fortalecendo seu compromisso com um processo educativo participativo, continuado e inclusivo. O Sesc São Paulo trata com muita seriedade a privacidade de seus usuários e tem o compromisso de mantê-los informados em relação ao uso que é feito com os dados que são fornecidos.

Serviço

Curso EAD: Abordagem Triangular e o Ensino de Arte na Educação Infantil 

Conteúdo: 6 videoaulas de 15 minutos

Local: Plataforma EAD Sesc Digital 

Ficha técnica: 

Concepção e apresentação: Ana Mae Barbosa, Sidiney Peterson Lima, Analice Dutra Pillar, Moacir Simplício, Rita Noguera e Valéria Peixoto de Alencar 

Direção audiovisual: Daniela Cucchiarelli 

Produção: Recheio Digital 

Realização: Sesc 


 


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