18/05/2022 às 14h22min - Atualizada em 18/05/2022 às 14h22min

De olho na reeleição, Bolsonaro defende reajuste superior a 5% para policiais

AB Notícias News
Bahia.ba
Carolina Antunes/PR
Às portas das eleições e de olho na reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) quer conceder um reajuste maior para as carreiras de segurança, atendendo a uma promessa feita ao grupo que compõe sua base eleitoral. Os demais servidores teriam um aumento de 5%, como já decidido em abril.
De acordo com fontes do governo ouvidas pelo jornal Folha de S. Paulo, o tema foi discutido entre o presidente e o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade, em reunião nesta segunda-feira (16). O órgão cuida dos assuntos relacionados à política de pessoal da União.
Segundo esses interlocutores, o presidente deseja beneficiar principalmente os agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que têm salários menores do que agentes da PF (Polícia Federal).

A intenção de contemplar as carreiras de segurança com um reajuste diferenciado contraria os conselhos de ministros das demais áreas do governo, que têm alertado Bolsonaro sobre os riscos de privilegiar categorias específicas nas negociações salariais.
A avaliação é que uma proposta diferenciada pode realimentar o clima de insatisfação nas demais carreiras, prolongando paralisações. No entanto, auxiliares próximos do presidente pertencem às categorias de segurança e têm feito pressão pelo reajuste superior.
A decisão final é aguardada para esta semana, uma vez que o governo precisa encaminhar até sexta-feira (20) a revisão bimestral do Orçamento. Para conceder os reajustes, é preciso cortar recursos de outras áreas do governo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia