17/05/2022 às 10h41min - Atualizada em 18/05/2022 às 12h33min

Jovens do CASA Sertãozinho recebem oficina do Projeto “Escola do Blues”

Aula terá como objetivo abordar o Blues tradicional de forma pedagógica, descontraída e acessível para os adolescentes

SALA DA NOTÍCIA Assessoria Fundação CASA
Os jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Sertãozinho (DRN) participarão na próxima quinta-feira (19/05) uma oficina musical do projeto cultural “Escola do Blues”, formado por artistas da região de Ribeirão Preto.
A visita da banda do “Escola do Blues” ao centro ocorre por meio de uma articulação com o projeto GURI, que também ministra oficinas de musicalização para os adolescentes no local.
Durante a aula, os jovens da Fundação CASA aprenderão, de maneira pedagógica, descontraída e acessível, tudo sobre o Blues tradicional.

Esse estilo nasceu nos Estados Unidos, no começo do século XX, em comunidades de trabalhadores negros e ex-escravos da região do Mississipi, que utilizavam o ritmo e a melodia para extravasar seus sentimentos melancólicos, daí a origem do nome Blues, que vem de uma gíria, em inglês, para tristeza.
O Projeto “Escola de Blues” também tem como objetivos servir de inspiração e estimular ainda mais o envolvimento dos alunos em ações artístico-culturais na música. 
Para o secretário da Justiça e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, a oficina será uma oportunidade para os jovens terem contato com um estilo musical bem diferente. “O Blues é um estilo pouco ouvido pelos adolescentes e acreditamos que essa oficina impactará muito positivamente no conhecimento de mundo deles”, concluiu.
De acordo com o diretor do projeto, Duda Lazarini, todas as oficinas são realizadas como se fossem um show. “Iremos nos apresentar com a formação oficial da banda utilizando instrumentos como gaita, guitarra solo, guitarra base, voz, baixo e bateria. Também teremos a parte didática do Blues. Tudo será apresentado por slides e os alunos ainda receberão uma revista que conta a história desse estilo musical”, disse o músico.
Além de ser um dos idealizadores do Projeto, Lazarini também é professor de música há 35 anos e já trabalhou por oito anos como educador no Projeto GURI.
As oficinas do projeto “Escola do Blues” ocorrem através do Programa de Ação Cultura (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, cuja contemplação permitiu promover ações nas cidades de Ribeirão Preto e região, como Batatais, Sertãozinho, Jaboticabal, Cravinhos, Terra Roxa, entre outras.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia