14/05/2022 às 22h49min - Atualizada em 16/05/2022 às 18h49min

Dia nacional de denúncia contra o racismo reforça a necessidade da adoção de práticas antirracistas pela sociedade

Para a Newa Consultoria, data estimula a reflexão sobre o quanto ainda precisamos aprender sobre o tema

SALA DA NOTÍCIA PINE PR
Somos Newa
 

Treze de maio é considerado o dia de abolição da Lei Áurea e também o dia nacional de denúncia contra o racismo. Apesar do simbolismo que a data representa, ela está longe de ser um dia de comemoração. Afinal, ainda que o dia  marque oficialmente a abolição da escravatura no Brasil, o país pouco avançou em termos de condições para que a população negra tivesse uma inserção mais digna na sociedade.

“A ausência de medidas eficazes e intencionais de inclusão da população negra em espaços de poder na sociedade sustenta ainda hoje uma situação de semiabolição no país”, afirma Carine Roos, CEO e fundadora da Newa, empresa de consultoria em diversidade, inclusão e saúde emocional para as organizações.

Para a especialista, mais do que falar sobre a data, é preciso refletir sobre o quanto precisamos aprender sobre o tema para construir espaços que, de fato, priorizem a justiça racial, seja no meio acadêmico ou corporativo. “Sabemos que essa pauta é urgente. Por isso, precisamos trabalhar efetivamente para que essa mudança seja viável não no futuro, mas agora”, diz a CEO. 

Pensando nesse cenário e na necessidade da adoção de práticas antirracistas pela sociedade, a Newa lançou no ano passado um desafio cujo objetivo é fazer com que pessoas brancas e as organizações saiam de uma postura de inércia, silêncio, omissão ou culpa para uma postura de ação. Assim nasceu o “21 desafios para tornar o antirracismo uma prática diária”. A iniciativa pode ser acessada neste link.

“Muitas vezes pessoas brancas acreditam que as pessoas negras devem educá-las sobre o racismo, mas justamente esse tipo de pensamento colonizador é que coloca os negros em uma posição de inferioridade”, finaliza Carine.

 

SOBRE A NEWA:

 

A Newa é uma empresa de impacto social que atua no desenvolvimento de organizações baseadas na construção do diálogo, na colaboração e no respeito. A startup valoriza as diferenças e age em prol da diversidade e do bem-estar genuíno. Desde a sua fundação, a Newa atua no desenvolvimento de lideranças compassivas, que atuem na construção de ambientes mais inclusivos e psicologicamente seguros a partir do florescimento humano. A empresa aposta em lideranças focadas no coletivo, na colaboração, na abundância e compaixão, valores que considera essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e com mais equidade. 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia