16/05/2022 às 11h18min - Atualizada em 16/05/2022 às 18h49min

87% das mulheres vivenciam dupla jornada de trabalho

Pesquisa feita pelo InfoJobs mostra que para 54% dessas mulheres, a rotina impacta negativamente o rendimento e desenvolvimento no trabalho

SALA DA NOTÍCIA Nicole Almeida
https://www.infojobs.com.br/
Reprodução/Canva

Segundo levantamento realizado pelo InfoJobs, empresa de soluções tecnológicas para recursos humanos, 87% das mulheres vivenciam a dupla jornada de trabalho, conciliando as atividades profissionais com o serviço doméstico e cuidado com os filhos. Destas, 54% acreditam que essa rotina impacta negativamente o rendimento e desenvolvimento no trabalho.

"Hoje em dia, as mulheres já atuam em diversos setores produtivos, representando grande parcela da população economicamente ativa no país. Porém, quando o tema é maternidade, infelizmente, diversos estigmas e inseguranças ainda fazem parte da realidade de muitas profissionais", afirma Ana Paula Prado, CEO do InfoJobs.

Justamente dentro desse contexto, o levantamento mostra que 86% das entrevistadas já sofreram ou acreditam que exista um preconceito relacionado às mães no mercado de trabalho. Preconceito sentido, muitas vezes, desde as entrevistas de emprego até cobranças indevidas durante a pré ou pós maternidade.

A solução? Não é fácil, tão pouco rápida, mas para 75%, intensificar a licença paternidade seria um passo importante para acabar com o preconceito e igualar as responsabilidades. Apesar de um benefício já garantido pelas leis trabalhistas, a Constituição Federal prevê licença de apenas 5 dias para os pais, período que se inicia no 1º dia útil após o nascimento da criança.

"Afinal, quem disse que as mulheres não se empenham o suficiente quando se tornam mães? Eu, como mulher e mãe, acredito fielmente no contrário. No momento em que viramos mães, passamos a ter uma motivação ainda maior para sermos ótimas profissionais e chegamos até a desenvolver habilidades antes não expandidas, como um senso crítico maior e mais sensibilidade", diz Prado.

Para finalizar, a executiva conta que teve o privilégio de nunca ter sofrido nenhum preconceito durante a maternidade. Ela engravidou no InfoJobs, onde recentemente assumiu o cargo de CEO. Ana ainda comenta que a maternidade não é encarada como um problema na empresa, muito pelo contrário, é reconhecida como uma linda etapa da vida.

Sobre o InfoJobs

Com mais de 34 milhões de visitas ao mês e 45 milhões de cadastros, o InfoJobs é uma empresa de soluções tecnológicas para RH. A plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos oferece, há 17 anos, ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis. Recentemente, a empresa atingiu o número de 100 mil anúncios publicados, acompanhando a tendência de crescimento das oportunidades no mercado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia