16/05/2022 às 15h11min - Atualizada em 16/05/2022 às 18h46min

Inglês corporativo é necessário e pode ser aprendido a partir da cultura afro

Com um crescimento de mais de 30% nos últimos anos, escola de inglês com foco na cultura afro ou cultura negra desperta interesse das pessoas que querem evoluir no mercado de trabalho

SALA DA NOTÍCIA Laise Alves
Freepink
Atualmente, o inglês tem se tornado uma ferramenta fundamental para a comunicação globalizada dentro do mercado de trabalho. Instituições como a Ebony English já formou aproximadamente 200 pessoas com ensino de idiomas baseado em cultura afro e diaspórica. Atuante no segmento da educação há mais de 10 anos, em 2020, a escola adequou a operação para o formato online passando a oferecer cursos online ao vivo e cursos auto dirigidos, ampliando a possibilidade para que pessoas de todo o país possam ter acesso aos cursos e desenvolver o idioma, que cada vez mais se mostra tão importante para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

A necessidade do inglês para muitas vagas é lida como um reforço ao racismo que pessoas negras e/ou pobres sofrem no mercado de trabalho num país como o Brasil onde aproximadamente 4% da população fala inglês. A proposta da Ebony é trabalhar no sentido oposto, ampliando o ensino do idioma, de forma a contribuir no combate desse estereótipo, motivando os estudantes a aprenderem por meio de sua cultura e conhecimento.

 
Quando se trata do mundo dos negócios, alguns pré-requisitos que são essenciais para as empresas e inglês é fundamental principalmente quando a organização tem interesse de manter relações internacionais com outras corporações e expandir seus negócios.
 
“Compreendemos a necessidade de fomentar qualificação profissional para todas as pessoas. Hoje o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, o que torna com que algunscandidatos se classifiquem por meio de suas qualificações e conhecimento. Atualmente no Brasil, apenas 1% da população tem fluência no idioma, e muitas empresas estão buscando candidatos que falem outras línguas, principalmente aquelas que pensam em expandir seus negócios e manter relações internacionais”, afirma Rodrigo Faustino, fundador e vice-presidente da Ebony English. 
 
Para isso, o vice-presidente também separou 5 dicas essenciais para quem deseja conquistar as melhores vagas de emprego.
 
1- Investimentos
Quando se está procurando uma recolocação melhor, boas oportunidades e principalmente uma boa remuneração. Nada mais justo que fazer investimento para si próprio.
Invista em cursos de inglês para todos os níveis, do básico ao nível mais alto, aproveite as oportunidades de bolsas de estudos e invista em otimizar o tempo para os estudos.
 
2- Insira o inglês no seu dia a dia
“A prática leva a perfeição”, meio clichê ouvir isso, mas se trata da mais pura realidade.
Quando se está aprendendo um novo idioma é comum querermos sair falando para todos os lugares, para isso, quanto mais inserido a nossa rotina diária, mais fácil será o aprendizado.
Dentre as dicas que podem te auxiliar estão: mude o idioma do seu smartphone, tablets, computadores; leia notícias e livros em inglês; assista filmes, séries e documentários; e escute músicas.
 
3 - Monte um roteiro
Manter uma rotina de estudo é uma das formas que mais otimiza o tempo para que se encaixe às demandas do seu cotidiano.
Ter um roteiro de estudos é uma forma de se manter motivado, dívida em período com tempos mais curtos do que estudar horas e horas seguidas. Tente programar sua semana com horários predefinidos e períodos não muito longos.
 
4 - Pense em inglês
Para ser fluente em inglês de negócios precisa se desenvolver com muita prática e treinos dentro de uma metodologia, até que se torne espontâneo.
É comum quando estamos nos comunicando no idioma nossa mente traduzir palavras ou frases para o português.
Para que o diálogo se torne mais fluido, pense em inglês.
 
5 - Atenção às expressões idiomáticas
Expressões idiomáticas são figuras de linguagem usadas em situações informais, que mesmo com sua tradução não tem o mesmo sentido literal.
São utilizadas para deixar o modo no qual nos comunicamos mais natural e cada vez mais parecido com um nativo. Preste atenção e tome cuidado com a forma na qual você utilize as expressões, principalmente quando está se tratando de negócios o vocabulário deve ser o mais formal possível.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia