13/05/2022 às 19h27min - Atualizada em 13/05/2022 às 19h27min

Exército nega apoio a comitiva parlamentar em visita a terra Yanomami

AB Notícias News
Bahia.ba
Reprodução/TV Globo
Foi negado pelo Exército Brasileiro um pedido de apoio logístico para que uma comitiva de parlamentares que está em Roraima pudesse visitar as terras indígenas yanomamis.
A comitiva, composta por senadores e deputados federais, foi ao estado para apurar as recentes denúncias feitas por indígenas contra garimpeiros. A expectativa era de que seus integrantes pudessem visitar a aldeia de Aracaçá, que só é acessível de avião ou helicóptero e é próxima à base militar de Surucucu.
O ofício foi enviado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) ao comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, no último dia 5 de maio.
A resposta foi dada pelo general Francisco Humberto Montenegro Júnior na última quarta-feira (11), quando os parlamentares já estavam em Boa Vista. “Não será possível prestar o apoio, tendo em vista a restrição dos meios aéreos disponíveis na região amazônica”, diz a resposta da corporação.
A comitiva em questão foi criada diante dos recentes episódios de violência sofridos pelos povos Yanomamis, que temem com o avanço do garimpo ilegal em seus territórios. A missão oficial dos parlamentares terminou nesta quinta-feira (12).
Participaram da comitiva os senadores Chico Rodrigues (União-RR), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Humberto Costa (PT-PE), Leila Barros (PDT-DF) e Telmário Mota (Republicanos-RR), além da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) e pelo deputado federal José Ricardo (PT-AM).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »