13/05/2022 às 10h24min - Atualizada em 13/05/2022 às 17h03min

Com influências da fase Racional de Tim Maia, novo single de saudade tem participação de Bibi Caetano e mergulha no poder transformador da mente

“interação mente-matéria” moderniza influências da MPB

SALA DA NOTÍCIA Nathália Pandeló Corrêa

O balanço do soul brasileiro guia a sonoridade de “interação mente-matéria”, parceria inédita entre dois dos principais novos nomes do cenário indie nacional. saudade, projeto do cantor, compositor e multi instrumentista Saulo von Seehausen, recebe o vocal da indicada ao Grammy Latino Bibi Caetano para cantar sobre o poder da mente. O single chega às principais plataformas de música e serve como mais um gostinho do novo disco de saudade, “bem vindo, amanhecer”.

Ouça “interação mente-matéria”: https://ingrv.es/interacao-mente-materia

O novo trabalho marca um mergulho ainda mais profundo do artista em uma sonoridade brasileira e nostálgica, mesclando influências que vão de Mutantes a Tim Maia, do regionalismo do Clube da Esquina à polifonia da Tropicália, sempre com um viés moderno. O disco dialoga com o realismo esperançoso por uma vida pós-pandêmica, como comprovam o single de transição “vou-me embora de mim” e a primeira amostra do novo trabalho, a solar faixa-título “bem vindo, amanhecer”. Os títulos entregam, também, o fechamento de um ciclo anterior para abrir caminho para um novo.

Entre o dançante e o melancólico, saudade reflete sobre o cotidiano de uma forma poética. Não por acaso, o projeto foi nomeado pela palavra em Português sem paralelos em outras línguas, entregando sua conexão com ritmos da nossa música. Da bossa à psicodelia, saudade mescla a potência percussiva brasileira com elementos melódicos como o piano, e eletrônicos, como sintetizadores. O resultado é uma sonoridade única que já ganhou elogios de nomes como Guilherme Arantes e levou saudade por turnês nos EUA em 2018 e 2019. No ano seguinte, viria o primeiro disco, “jardim entre os ouvidos”

Preparando o terreno para o segundo álbum, na nova faixa - composta a seis mãos, com Bibi e Felipe Vassão - surge a história de um casal que decide tentar controlar as ondas do mar com a força do pensamento após o uso de psicotrópicos em uma praia. Dessa viagem metafísica, eles aprofundam por um conceito científico, embalado por um arranjo dançante. Saulo e Bibi dialogam sobre um cenário idílico e praiano - não fossem pelas possibilidade de mudar o mundo ao redor usando apenas a força do pensamento.

A ideia é baseada no conceito da psicocinesia - de forma resumida, a capacidade de mover objetos com o poder da mente. Essa teoria da psicologia anomalística, conhecida justamente como “interação mente-matéria”, ganhou força nos anos 30 e se tornou um dos objetos de estudo de saudade, que trouxe para a letra mais esse elemento autobiográfico, como é comum nas suas composições.

“É uma metáfora interessante para a nossa capacidade de mudar as coisas ao nosso redor quando a gente realmente se concentra para isso”, explica o artista, acompanhado pelo baterista Bruno Bade (Brunoutz), o baixista Leandro Bronze e o guitarrista Renan Vasconcellos (Dramón). Além deles, aparecem na gravação o já citado Felipe Vassão (guitarra, programações e sintetizadores),  Felipe Duriez (guitarra), Pedro Serapicos (violão), Jorge Amorim (percussão) e os saxofones de Breno Morais e Marcel Enderle.

Esse time de peso deu forma às referências para “interação mente-matéria”. “É um lugar tropical e praiano, com um tema muito brasileiro, mas com arranjos mais polidos e contemporâneos. A parceria com a Bibi ajudou muito a chegar nesse resultado porque é onde nós dois nos conectamos”, afirma saudade, que em abril apresentou com sucesso a canção em suas participações no festival Rock the Mountain, em Petrópolis. 

O álbum  “bem vindo, amanhecer”, que chega às plataformas no próximo mês e é possível conferir os singles já revelados, disponíveis em todos os principais serviços de streaming.

Ficha técnica

Direção Artística: saudade

Produção Musical: saudade, Felipe Vassão & Pedro Serapicos

Arranjos: saudade, Leandro Bronze, Bruno Bade, Renan Vasconcelos

Direção Vocal: saudade, Pedro Serapicos 

Edições Vocais: Pedro Serapicos

Edição: Matheus Souza

 

vozes: saudade e Bibi Caetano

violões: saudade e Pedro Serapicos

guitarras: Renan Vasconcelos, saudade, Pedro Serapicos, Felipe Duriez e Felipe Vassão 

baixos: Leandro Bronze 

baterias: Bruno Bade

percussão: Jorge Amorim

sax alto: Breno Morais e Marcel Enderle

sax barítono: Breno Morais

sintetizadores e programações: Felipe Vassão

 

engenharia de som: Vinicius Junqueira, Paulo Maganinho e Pedro Serapicos

assistência de engenharia de som: Jr. Ayres e Arthur Ayres

mixagem e masterização: João Milliet

 

um lançamento saudade e Ingrooves Brasil

 

agência de marketing digital: Listo Digital

textos e produção executiva: Renata Magalhães 

assessoria de imprensa: Build Up Media

 

ilustração: Vinicius Massolar

direção de arte: Vinicius Tibuna

 

Letra

eu quero ver você

caminhando pela areia

e sorrir pro futuro

mesmo se nada mudar

eu quero ver você

sorrindo com a ideia

de mudar esse mundo

de mente e matéria

 

Acompanhe saudade:

https://linktr.ee/osaudade


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia