11/05/2022 às 11h50min - Atualizada em 13/05/2022 às 00h03min

Incentivando as artes, projeto cultural entrega armarinhos cenográficos e oficinas para instituições maranhenses

Atividades acontecem entre os dias 09 e 24 de maio para sete instituições, passando por Maranhãozinho, Pedro Rosário e Santa Luzia

SALA DA NOTÍCIA ENTRE ASPAS
Rodrigo Cordeiro
Criado com o propósito de difundir as artes cênicas entre o público infantil, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” vem cumprindo seu papel com afinco. Depois de já ter passado por nove estados brasileiros, a circulação do projeto – que prevê entregas de armarinhos cenográficos e oficinas lúdicas – faz uma nova parada, chegando ao Maranhão no próximo dia 09 de maio (segunda-feira). 

Na oportunidade, sete instituições recebem o acervo, começando pela Escola Deputado João Silva e pela APAE, em Maranhãozinho. Na terça (10), é a vez da Biblioteca Pública e da Unidade Integrada José Mousinho Silva, em Pedro Rosário; a UE Pe. João Mohana e a UE Prof. Marinaldo Meneses (no dia 11) e a UE Aureliano Chaves (no dia 12), em Santa Luzia, finalizam as entregas em solo maranhense. Cada armarinho é entregue com brinquedos e jogos educativos, livros, figurinos e adereços, caixa de som, projetor e DVDs de forma gratuita e para uso permanente.

Complementando a experiência cultural, o projeto promove ainda duas oficinas (de teatro e contação de histórias) em cada uma das unidades entre os dias 16 e 24 de maio. Ao todo, cerca de 2.200 crianças participam da atividade que ilustra e exemplifica o uso dos armarinhos. Na atividade, os espectadores (que são também atores) criam seus próprios personagens e são convidados a uma imersão lúdica e participativa para explorar alguns dos elementos do teatro – tais como o improviso, a expressão corporal, a oralidade e a criatividade.

“O objetivo deste projeto é oferecer uma ferramenta lúdica ao educador, a fim de que ele possa transformar o dia a dia da sala de aula, estimulando ainda mais a imaginação e criatividade dos pequenos. E as oficinas tornam-se parte importante deste processo justamente por permitir ampliar e aguçar o repertório cultural dos estudantes”, pontua Ewerton Silvino, supervisor de eventos da Incentivar – proponente do projeto.

Incentivadora das ações no Estado, a Celeo investe constantemente em ações que fortalecem o desenvolvimento local das comunidades que contam com seus empreendimentos. Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério do Turismo através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da Celeo e produção da Incentivar.

SERVIÇO: “Armarinho, Cantinho da Imaginação” no Maranhão
Instituição Beneficiada: Escola Deputado João Silva
Endereço: R. São Benedito, s/nº, Centro – Maranhãozinho (MA)
Entrega da Estrutura: Segunda-feira, 09 de maio de 2022, às 09h
Oficinas: Segunda-feira, 16 de maio de 2022, às 10h e 14h

Instituição Beneficiada: APAE
Endereço: Av. Edson Lobão, 1.534, Centro – Maranhãozinho (MA)
Entrega da Estrutura: Segunda-feira, 09 de maio de 2022, às 14h
Oficinas: Terça-feira, 17 de maio de 2022, às 10h e 14h

Instituição Beneficiada: Biblioteca Pública
Endereço: Av. Pedro Cunha Mendes, s/nº., Centro – Pedro do Rosário (MA)
Entrega da Estrutura: Terça-feira, 10 de maio de 2022, às 09h
Oficinas: Quarta-feira, 18 de maio de 2022, às 10h e 14h

Instituição Beneficiada: Unidade Integrada José Mousinho Silva
Endereço: Av. do Sol, s/nº, Centro (próximo à Estátua) – Pedro do Rosário (MA)
Entrega da Estrutura: Terça-feira, 10 de maio de 2022, às 14h
Oficinas: Quinta-feira, 19 de maio de 2022, às 10h e 14h

Instituição Beneficiada: UE Pe. João Mohana
Endereço: R. Governador José Sarney, s/nº., Bairro 7 de Setembro – Santa Luzia (MA)
Entrega da Estrutura: Quarta-feira, 11 de maio de 2022, às 09h
Oficinas: Sexta-feira, 20 de maio de 2022, às 10h e 14h

Instituição Beneficiada: Unidade Integrada Deuris de Deus Moreno Dias Carneiro
Endereço: Rua Projetada, s/nº, Mutirão – Santa Luzia (MA)
Entrega da Estrutura: Quarta-feira, 11 de maio de 2022, às 14h
Oficinas: Segunda-feira, 23 de maio de 2022, às 10h e 14h    

Instituição Beneficiada: Unidade Integrada Francisco De Assis Sudário De Oliveira
Endereço: R. São Pedro, s/nº., Liberdade – Santa Luzia (MA)
Entrega da Estrutura: Quinta-feira, 12 de maio de 2022, às 09h
Oficinas: Terça-feira, 24 de maio de 2022, às 10h e 14h

---

Sobre a Celeo: A Celeo é uma empresa espanhola que desenvolve, investe e administra ativos de infraestrutura energética. Atualmente possui ativos no Brasil, Chile e Espanha , enquanto trabalha em uma série de desenvolvimentos em outros mercados latino-americanos. A estrutura acionária da Celeo está dividida da seguinte forma: 51% é detida pela ELECNOR, SA e 49% pelo fundo holandês APG Group, uma das mais importantes empresas de investimento de pensão do mundo, operando sua participação na Celeo através da Pasterze Investments Holding BV.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »