11/05/2022 às 11h44min - Atualizada em 12/05/2022 às 15h01min

PAUTA | Comece as leituras para o vestibular a partir de agora com ajuda dos especialistas do Senac São Paulo

Série de vídeos “Leitura no Vestibular” abordará reflexões e interpretações de obras exigidas nas principais provas

SALA DA NOTÍCIA Karina Alves

Está dada a largada para quem pretende prestar vestibular este ano! Entre as preocupações dos concorrentes, a lista de leituras cobradas nos exames é uma parte dos estudos que pode ser antecipada e feita durante o ano, até mesmo como forma de aliviar o estresse relacionado ao conteúdo das outras áreas de conhecimento.


Para colaborar com essa parte da preparação, especialistas do Senac São Paulo desenvolveram uma série de vídeos: a iniciativa Leitura no Vestibular. As publicações serão mensais e a cada edição contará com a apresentação de dois professores e a mediação de um bibliotecário que discutirão aspectos importantes de cada obra. O material tem como objetivo facilitar e tornar as leituras mais atraentes, por meio da abordagem contextualizada da relevância das obras para a formação dos estudantes. A lista de livros foi elaborada por uma equipe formada por professores, bibliotecários e coordenadores do Senac e leva em consideração os vestibulares de interesse dos alunos da instituição.
 

Os conteúdos serão disponibilizados sempre às primeiras terças-feiras de cada mês, com exceção do primeiro episódio, que irá ao ar em 17 de maio, e seguem até dezembro. Interessados podem acompanhar os lançamentos se inscrevendo no canal do Senac São Paulo no YouTube e ativando as notificações para receber os avisos de entrada de novos conteúdos.
 

“O conteúdo foi produzido com o intuito de trazer de maneira didática e contextualizada, os temas discutidos nos livros de literatura. Dessa forma, a atividade busca a construção de repertório e o desenvolvimento do senso crítico sobre os tópicos abordados nas obras literárias”, descreve Heitor Botan, coordenador de projetos educacionais do Senac São Paulo.
 

No primeiro vídeo da série, que vai ao ar na próxima semana, será analisado o livro “Seminário dos Ratos”, da autora Lygia Fagundes Telles. Todos os conteúdos são gratuitos e o acesso não é limitado aos estudantes da instituição. Confira abaixo os livros que serão abordados a cada mês:

- 17 de maio: Seminário dos Ratos, Lygia Fagundes Telles

- 7 de junho: Quincas Borba, Machado de Assis*

- 5 de julho: A Falência, Julia Lopes de Almeida*

- 2 de agosto: Sobrevivendo no Inferno, Racionais MC’s

- 6 de setembro: Niketche: uma história de Poligamia, Paulina Chiziane

- 4 de outubro: Terra Sonâmbula, Mia Couto

- 1º de novembro: O Marinheiro, Fernando Pessoa*

- 6 de dezembro: Angústia, Graciliano Ramos

*Por serem de domínio público, essas obras estão disponíveis gratuitamente, em formato PDF, no portal da Biblioteca Senac.

 

Precisa de dicas para turbinar o hábito da leitura?
 

1- Reserve um tempo para si: escolha um horário dentro da rotina de estudos para se dedicar aos livros, fazendo desse momento um tempo de lazer e descanso.
2- Não tenha pressa: sente preguiça de ler? Mantenha o livro sempre por perto e não se preocupe com o número de páginas lidas em um único dia. Comece aos poucos e certamente, em pouco tempo, lerá muito mais e sem nem perceber.
3- Visite bibliotecas: é um ótimo espaço para se dedicar a esse hábito e interagir com outros leitores. As bibliotecas digitais e fóruns também são um outro caminho. As unidades do Senac contam com excelentes espaços para estudo, leitura e pesquisa, abertas a todos os públicos, com bibliotecários, que criam de forma colaborativa, ações educacionais e culturais envolvendo a leitura e escrita, completando ainda mais o processo de ensino aprendizagem.
4- Enriqueça seu repertório: quando estiver com as leituras obrigatórias em dia, dê chance a outros gêneros, estilos, títulos de períodos históricos diferentes e à diversidade de autores.
5- Agregue a escrita à leitura: além de contribuir para “fazer bonito” nos vestibulares, ler é uma importante ferramenta para criar repertório na hora de escrever a redação. Faça você mesmo suas resenhas e redija suas impressões e notas sobre os títulos lidos.
Dica bônus: o mais importante é que o hábito da leitura pode se tornar um hobby para exercitar e manter a saúde mental para o resto da vida. Boa leitura!
 

Serviço:

Série: “Leitura no Vestibular”

Acesse: Canal do Senac São Paulo no YouTube
 

Karina Alves

Consultora de Comunicação

+55 11 3185-9926

+55 13 99175-9965


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia